Famalicão-Sporting: Leão vai em busca da nona seguida (com cautelas)

Leão visita um estádio onde o rival Benfica 'caiu' no arranque do campeonato.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
26/10/2024 07:14 ‧ 26/10/2024 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Embalado por oito triunfos em oito jornadas, o Sporting procura defender a liderança isolada da I Liga, este sábado, na complexa deslocação ao reduto do Famalicão, apenas quatro dias após ter derrotado o Sturm Graz (0-2) na Liga dos Campeões.

 

O conjunto de Rúben Amorim viu o rival Benfica 'tropeçar' no estádio do clube minhoto logo no início do campeonato e, como tal, estará ciente das dificuldades que poderão ser criadas pela equipa de Armando Evangelista.

A verdade é que, depois de três vitórias em três jornadas, o Famalicão não voltou a sorrir na I Liga, com o registo de uma derrota e de quatro empates consecutivas, apesar de ter batido recentemente o Lagos (0-2) na Taça de Portugal.

Vale a pena ainda frisar um dado curioso referente ao avassalador registo do Sporting, com 27 golos marcados e apenas dois sofridos, uma vez que esses tentos concedidos aconteceram apenas nas primeiras duas rondas. Desde então, são seis jornadas consecutivas sem sofrer golos para os campeões nacionais.

O duelo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Fábio Veríssimo, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Armando Evangelista:

Poderio do Sporting: "O Sporting é o campeão em título, é o primeiro classificado neste arranque, estamos cientes das dificuldades que vamos encontrar, mas não há equipas imbatíveis. É importante olharmos para o Sporting e respeitá-lo, mas acima de tudo olhar para dento e para o que somos capazes de fazer".

Como parar Viktor Gyokeres?: "Espero a minha equipa concentrada, com capacidade de reação e a ter uma leitura mais rápida que o adversário para antecipar problemas porque o Sporting não se resume a um jogador. Temos que ter um coletivo forte para vencer um coletivo forte como o do Sporting".

Momento de forma: "Nós também só temos uma derrota, tivemos um arranque histórico e temos predicados que, do outro lado, acredito eu, também estão a incomodar. Temos de ser iguais a nós próprios, encarar todos os nossos jogos com ambição, temos de estar presentes no jogo e levá-lo até aos 90 minutos e discuti-lo".

Rúben Amorim:

Dificuldades em Famalicão: "Não é só o clube, é uma junção com o estádio, com o ambiente que se vive e com o treinador. É difícil bater as equipas do mister Armando Evangelista e demorámos muito tempo a vencer o Famalicão. Temos tido bons resultados, no ano passado foi um passo importante para a conquista do título e este ano esperamos o mesmo. É uma equipa que tem uma derrota apenas no campeonato, difícil de bater, com jogadores talentosos que gostam destes jogos grandes. Nestes jogos sentem-se confortáveis. Defendem bem, fazem excelentes transições e este ano joga um bocadinho diferente, às vezes com um falso-avançado. Esperamos um jogo complicado, temos alguns jogadores de volta".

De olho na história?: "Não sei dizer. Temos essa ambição, obviamente. Acho que estamos preparados e num nível diferente, mas não quero aumentar a pressão sobre a equipa. Temos capacidade para isso, precisamos de sorte e competência, sorte nas lesões... Essa a nossa ambição, mas vamos esperar para o fim. Queremos ganhar o campeonato, o esforço que foi feito para manter o plantel foi a pensar no bicampeonato, porque há 70 anos que não somos bicampeões, e isso leva-nos à Liga dos Campeões para compensar o esforço financeiro".

Regresso de Pedro Gonçalves: "Claro que ficamos muito melhores com o Pote, mas não diria que conseguimos desmontar blocos baixos só com ele. O Marcus é, se calhar, o jogador com mais características para isso e ainda não o tivemos. Diria que com as peças todas somos melhores a desbloquear qualquer bloco".

Últimos resultados

Famalicão: E-V-V-V-V

Sporting: V-V-V-E-V

Últimos onzes

Famalicão: Lazar Carevic, Lucas Calegari, Riccieli, Ibrahima Ba, Rafa Soares, Mirko Topic, Gil Dias, Mathias de Amorim, Zaydou Youssouf, Rochinha e Mario González.

Sporting: Franco Israel, Ricardo Esgaio, Zeno Debast, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres.

Ausências

Famalicão: Sorriso (lesionado) e Gustavo Sá (em dúvida).

Sporting: Eduardo Quaresma (lesionado).

Leia Também: Da inveja dos colegas à importância de Pote. Amorim antevê Famalicão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Farpa' para José Mourinho? Jogador do Fenerbahçe alimenta polémica

Turquia

'Farpa' para José Mourinho? Jogador do Fenerbahçe alimenta polémica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Renault 4 já tem preços divulgados para Portugal

Renault

Novo Renault 4 já tem preços divulgados para Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas