É um Benfica em plena ressaca europeia aquele que, este domingo, recebe o Rio Ave, em jogo a contar para a nona jornada da I Liga. É que os encarnados somaram a primeira derrota sob o comando do técnico Bruno Lage na receção aos neerlandeses do Feyenoord (1-3) e também viram o Santa Clara 'roubar' o lugar no pódio.
A turma encarnada regressa agora ao campeonato para enfrentar um adversário que nunca venceu no Estádio da Luz em 32 jogos disputados nas várias provas, conseguindo apenas quatro empates. A juntar a esta situação, os vilacondenses não vencem na I Liga há quatro encontros consecutivos.
Espera-se, por isso, um encontro nada fácil para os encarnados. Além de procurarem não deixar fugir ainda mais o líder Sporting, os lisboetas terão pela frente um adversário que procura afastar esta onda negativa e, por consequência, deixar a parte mais baixa da tabela classificativa.
O encontro entre Benfica e Rio Ave tem apito inicial agendado para as 18h00 deste domingo no Estádio da Luz, em Lisboa, e será ajuizado por Tiago Martins.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
É mais difícil retirar Otamendi do onze? "Estamos muito satisfeito com a prestação dos centrais, porque qualquer um deles pode ter um desempenho muito bom. Individualizar um quando os dois têm de jogar coordenados é um exagero. O mais importante é corresponder. Se olharem para trás, quer aqui, Wolverhampton ou Botafogo, nunca olhei para estatutos. Tenho de tomar as decisões que acho mais indicadas a cada momento. Independentemente do estatuto, é o rendimento a cada momento."
Teme espiral negativa? "A maior crítica é nossa e logo minha. Aquilo que quero a seguir aos jogos é entender o que se passou. Gosto de perceber como se ganha e como se percebe. Já transmiti isso aos jogadores. A melhor forma de crescermos é sermos honestos connosco mesmos. Transmitir essa mensagem aos jogadores. Não há tempo para voltar atrás. Vamos olhar para aquilo que temos de fazer amanhã para vencer e voltar a jogar bem. Preparar o jogo, motivar a equipa, com energia e a melhor estratégia, para marcarmos golos e vencer o jogo."
O que espera do Rio Ave: "Temos de reagir e fazer um grande jogo. É essa a nossa determinação. Senti muita energia hoje no treino. Vamos fazer um grande jogo contra um adversário difícil, que já jogou com FC Porto, Sporting e Sp. Braga. Teve sempre boas prestações. Com uma linha de cinco, muito compactos... Temos de descobrir os espaços e encontrar o golo. Espero um jogo difícil, mas interessante da nossa parte para perceber o nosso comportamento tático e de reação à equipa."
Luís Freire
Quer fazer história: "É uma oportunidade para os nossos jogadores fazerem história. Em 85 anos, o Rio Ave nunca venceu na Luz. É um desafio interno que temos para sermos a primeira equipa do clube a fazê-lo."
Dificuldades: "O muro de dificuldades vai ser enorme. Temos de ser solidários e unidos. Haverá momentos em que vamos ter de sofrer, sabendo que o Benfica vai estar por cima, mas, sempre que conseguirmos, vamos soltar-nos para fazer golos."
Derrota do Benfica: "O Benfica tem sido uma equipa muito dinâmica ofensivamente, que os adeptos têm gostado. É muito forte em casa, venceu todos os jogos [da I Liga] na Luz. É das melhores equipas nacionais, com jogadores de nível mundial. Vamos ter de nos superar."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-D
Rio Ave: D-E-D-E-V
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Ángel Di María, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoglu, Vangelis Pavlidis.
Rio Ave: Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Aderllan Santos, Jonathan Panzo, Marious Vrousai, João Novais, Amine Oudrhiri, Fábio Ronaldo, Kiko Bondoso, Ahmed Hassan, Clayton Silva.
Ausências
Benfica: Tiago Gouveia (lesão).
Rio Ave: Marious Vrousai (castigo) e Pancho (lesão)
Leia Também: "Todos os jogos são importantes. Não temos margem de erro"