Qual o melhor remédio para as ressacas europeias? Na Luz, o medicamento dá pelo nome de Kerem Akturkoglu. O turco foi a figura em destaque na goleada de domingo do Benfica sobre o Rio Ave, por 5-0. Os encarnados somaram a quarta vitória consecutiva na I Liga e 'lambeu as feridas' da derrota europeia a meio da semana, frente ao Feyenoord.
Depois do desaire para a Liga dos Campeões, Bruno Lage tinha pedido uma "resposta à Benfica" frente ao Rio Ave e ela apareceu mesmo. Em pouco mais de meia-hora, o camisola 17 do clube encarnado marcou um hattrick (12' 16' e 45+2') que acabou por sentenciar o jogo no decorrer da primeira parte.
Mesmo em ritmo de gestão depois de uma etapa inicial a todo o gás, o Benfica foi colecionando vários lances em que podia ter aumentado a vantagem. Foi já sem o mago Akturkoglu em campo, substituído à hora de jogo, que os lisboetas acabaram por carimbar a goleada.
Aproveitando os minutos finais, Schjelderup mostrou serviço a Bruno Lage e estreou-se a marcar com a camisola encarnada. Amdouni, num lance em tudo igual ao de Schjelderup, fechou o resultado de uma noite tranquila que valeu o regresso do Benfica ao pódio.
Mas vamos às notas desta partida:
Figura
Não se podia entregar o prémio a outro jogador que não Akturkoglu. O turco foi o remédio santo para curar a desilusão europeia. A defesa do Rio Ave não conseguiu lidar com a magia do ex-Galatasaray e este aproveitou para marcar três golos. Foi substituído em cima da hora de jogo e teve direito a uma ovação.
Surpresa
Com a ausência de Florentino Luís do onze, Aursnes foi colocado para uma posição mais recuada do meio-campo. O norueguês, que tem atuado em zonas mais adiantadas, não sabe jogar mal e apresentou uma exibição globalmente positiva. Combinou bem com Kokçu.
Desilusão
João Novais foi um dos elementos que esteve mais perdido no encontro. Perdeu vários duelos e foi incapaz que ajudar no processo ofensivo. Acabou substituído ao intervalo.
Treinadores
Bruno Lage
Optou por mexer no sistema tático da equipa e retirou um médio para colocar mais um homem no ataque. E a verdade é que a aposta se revelou certeira. O Rio Ave pouco ou nada importunou a baliza encarnada e os benfiquista responderam à desilusão europeia com cinco golos. A entrada fortíssima, com dois golos no espaço de quatro minutos, foi de grande importância para o triunfo final.
Luís Freire
É certo que o o adversário desta noite era difícil e que o calendário não tem sido nada meigo para os vilacondenses. Mas também se esperava outra resposta do Rio Ave. O clube que viajou desde Vila do Conde teve uma exibição muito pálida na Luz.
Arbitragem
Fica a dúvida se o VAR deveria ter chamado Tiago Martins para analisar um possível cartão vermelho a Panzo por uma falta mais dura sobre Kokçu. Retirando essa situação, o juiz lisboeta decidiu bem a maioria dos lances nas áreas.
Leia Também: Adeptos 'Kerem', Akturkoglu dá. Benfica 'cala' desilusão com goleada