"Fábio Paím? Não é por acaso que Cristiano Ronaldo disse aquilo..."

Nikola Popovic cruzou-se com vários jogadores portugueses de referência e, em entrevista ao Desporto ao Minuto, acabou por destacar alguns nomes bem sonantes.

Notícia

© Reprodução Getty Images

Miguel Simões
21/11/2024 07:04 ‧ 21/11/2024 por Miguel Simões

Desporto

Exclusivo

Do Desportivo dos Olivais e Moscavide até ao Atlético CP, com uma passagem destacável pelo Benfica, Nikola Popovic conviveu bem de perto com algumas daquelas que são as referências do futebol português e mundial, desde os ainda jogadores Renato Sanches e Rúben Dias, ao agora treinador Luís Neto e até ao ex-futebolista... Fábio Paím.

 

Em conversa com o Desporto ao Minuto, e olhando precisamente para esses nomes, o atual treinador do Atlético CP assinalou a evolução dos dois produtos formados no Seixal, enalteceu a capacidade de liderança do novo técnico adjunto do Sporting (ao lado de João Pereira) e ainda falou do "rumo diferente" de Fábio Paím. Mas vamos por partes.

Dos 15 clubes pelos quais passou, o Benfica - no caso, a equipa B - figura como o exemplo máximo de uma aventura em que treinou jogadores que, por esta altura, atuam na elite do futebol, como são os exemplos de Nuno Santos, Gonçalo Guedes, Victor Lindelof e Ederson Moraes, sendo que, em conversa com o Desporto ao Minuto, foram os nomes de Renato Sanches e Rúben Dias a saltarem à vista.

"É injusto estar a particularizar. Alguns conseguiram chegar a altos patamares, outros perderam-se pelo caminho. Ainda assim, destaco o Renato Sanches, que acabou por ser chamado por Rui Vitória. Foi campeão, foi à seleção e ganhou o Campeonato da Europa [com Portugal, em 2016]. Outro jogador que destaco é o Ruben Dias, que tinha vindo dos juniores. Via-se a capacidade de liderança, de execução, de visão de jogo e de coordenação. Claramente, já se percebia que tínhamos ali um novo capitão", atirou, ao recordar a experiência no Seixal.

Notícias ao Minuto Renato Sanches e Rúben Dias não tardaram em destacar-se ao ponto de chegarem, ambos, à principal seleção de Portugal.© Getty Images  

Há, no entanto, uma diferença entre ambos. Enquanto Rúben Dias subiu ao topo do futebol ao rumar ao Manchester City, onde permanece de forma estável e ascendente, Renato Sanches tem enfrentado várias 'oscilações', com aventuras inconstantes por Bayern Munique, Swansea City, Lille, Paris SG, AS Roma e, curiosamente, o mais recente regresso ao Benfica. As lesões têm sido um grande entrave ao seu crescimento, algo que Nikola Popovic lamenta, embora acredita que seja possível dar a volta por cima.

"É realmente lamentável. Tenho muita pena por ver isso a acontecer. Poderia estar noutro patamar. Acho que está num patamar ótimo, que é o Benfica, mas podia estar numa Premier League, talvez. Creio que ainda vai a tempo de mostrar realmente o seu valor. É um jogador extraordinário, com uma capacidade incrível. Onde está neste momento, está muito bem", vincou o técnico de 51 anos.

"Os jogadores têm o seu tempo. É como os treinadores. As circunstâncias e os condicionantes fazem o momento. Tal como os treinadores, alguns jogadores atingem o pico mais tarde, outros mais cedo. No caso dele, sinceramente, as leões atrasaram bastante o processo. Acredito mesmo que, se conseguir livrar-se desse tipo de situações, tem capacidade para chegar mais longe na sua carreira", reforçou.

Luís Neto, líder nato dentro... e fora de campo

A mais recente saída de Ruben Amorim para o Manchester United levou o Sporting a antecipar a sucessão (já planeada) por parte de João Pereira, tratando-se de algo que permitiu o regresso de Luís Neto a Alvalade, na sua primeira experiência como adjunto, apenas cinco meses após ter feito a despedida ainda como jogador. Nikola Popovic recordou o líder que o antigo defesa dos leões já era dentro de campo, nos tempos do Varzim, sublinhando ainda a confiança no sucesso da nova aventura.

"Fomos nós que realmente lançámos o Luís Neto [no Varzim]. Tínhamos um plantel com André André, Bruno Moreira, Salvador Agra, Ukra e Candeias. Muitos miúdos novos, a crescer. Desde cedo se percebeu que o Luís Neto iria ser um jogador de grande qualidade. É uma pessoa realmente extraordinária, muito ponderada, inteligente e que percebe muito bem o jogo", afirmou o seu antigo treinador.

Notícias ao Minuto Luís Neto foi dos poucos jogadores a presenciar todo o percurso (glorioso) de Ruben Amorim como treinador do Sporting.© Getty Images  

"Acho que tem as qualidades todas para ser treinador de futebol. No Sporting, será capaz, como um líder nato que é, de fazer a ligação com os jogadores. Isso poderá ajudar bastante o João Pereira, nas tarefas de liderança e ligação, até porque todos eles fizeram parte da equipa de Ruben Amorim. Acho que as escolhas foram muito bem feitas", acrescentou de seguida.

O facto de ter feito parte dos últimos plantéis do Sporting, às ordens daquele que é novo treinador do Manchester United, acaba por ser, na ótica de Nikola Popovic, um fator de "extrema importância" para a nova era em Alvalade. "O Luís [Neto] conhece tudo, dado que esteve por dentro, não só a nível de metodologia, como de estilo e de cultura. Tem um conhecimento vasto em tudo o que diz respeito ao Sporting. Conhece os jogadores, conhece o João… É um fator de extrema importância para este início de caminhada do João Pereira".

O "rumo diferente" de Fábio Paím

Desafiado a escolher o melhor jogador que treinou, Nikola Popovic atirou o nome de Mirko Ivanic, do Estrela Vermelha, apesar de ter referido que se cruzou com "jogadores do Benfica que estão num alto nível", mas quando a questão foi restringida ao contingente português, o nome de Fábio Paím, surpreendentemente ou não, veio 'à tona'.

"Pensando um bocadinho, lembro-me de um jogador que depois teve um rumo diferente. O Fábio Paim. Era um jogador muito especial. Ainda era muito novo, mas tinha coisas realmente interessantes", começou por dizer, ao recordar a primeira aventura de todas no Desportivo dos Olivais e Moscavide, em 2006/07.

Notícias ao Minuto Antigo futebolista somou várias internacionalizações pelas camadas jovens de Portugal.© Getty Images  

"Era um jogador muito irreverente. Era muito forte, muito rápido. Na altura, quando chegou, era muito novo, mas percebia-se que havia ali um talento. Não é por acaso que Cristiano Ronaldo deu que falar naquela conferência em que disse 'Se acham que eu sou bom, vão ver o Fábio Paim'. Não é por acaso… Era um jogador especial, que se pensava que iria atingir patamares elevadíssimos", finalizou Nikola Popovic.

Recorde-se que Fábio Paím - que se cruzou com CR7 na formação do Sporting - terminou a sua (instável) carreira de futebolista em 2020/21 e, entre escândalos relacionados com droga e álcool, participou recentemente num filme pornográfico, numa realidade bem distinta do panorama desportivo.

Leia Também: Nikola Popovic recorda saída do Benfica: "Era uma proposta irrecusável"

Leia Também: Há 'caso Quenda': "Perseguição clara de Martínez a jogadores do Sporting"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Darwin Núñez faz 'like maroto' que vai agradar a Sérgio Conceição

Mercado de Transferências

Darwin Núñez faz 'like maroto' que vai agradar a Sérgio Conceição

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas