Roberto Martínez 'aplaude' mentalidade de Cristiano Ronaldo: "É inato"

O selecionador de Portugal, o espanhol Roberto Martínez, considerou que Cristiano Ronaldo "é um caso exemplar" e elogiou a intensidade e a mentalidade do futebolista dos sauditas do Al Nassr.

Notícia

© Getty Images

Lusa
29/11/2024 11:41 ‧ 29/11/2024 por Lusa

Desporto

Portugal

Em entrevista à agência de notícias espanhola Efe, Martínez disse que "não existe comummente" alguém como Ronaldo, que, aos 39 anos e apesar de tudo o que ganhou, não perdeu intensidade, nível, como acontece com muitos jogadores, lembrando ainda Pepe.

 

"Aos 40 anos, aos 41 anos, são indivíduos para quem o que fizeram antes ou o que passaram não conta para nada, ajuda-os, porque têm um poder de decisão melhor, mas o dia a dia é uma oportunidade para serem melhores. Acredito que, em parte, isso é inato", referiu.

Para o espanhol, Ronaldo "tem um compromisso na profissão de futebol, um compromisso com que se sente realizado, que é ganhar, que é ser o melhor", com Martínez a defender que o capitão da seleção lusa está agora "consciente do que transmite" aos outros.

"Isso é muito importante para nós no balneário: ter um jogador de 19 anos que provavelmente nasceu quando Cristiano jogou o primeiro jogo pela seleção, porque esta é a realidade, e ter um jogador que jogou 217 jogos pela seleção, que tem esse contacto com outros jogadores e ainda tem ainda essa intensidade, essa frescura, essa juventude em todos os treinos", afirmou.

Martínez elogiou ainda o facto de Ronaldo se ter "esforçado muito nos dois últimos anos em ser muito, muito, muito próximo" dos jovens e "isso é de admirar, porque não é fácil, são gerações diferentes", mas que dá "um sentimento de que se pode alcançar" aquele nível.

O selecionador assegurou que, tal como os outros jogadores, Cristiano Ronaldo continua na seleção por mérito e que não tem de ser titular, mas sim importante para a equipa.

"Para ser importante tem de se ter o nível para fazer a diferença no campo e é aí onde está o aspeto de análise e competitividade entre jogadores", referiu.

Sobre a Liga das Nações, Martínez considerou que foi uma competição que deu "muitíssimo material" à seleção, depois de ter utilizado 30 jogadores na fase de grupos, na qual se apurou, defrontando a Dinamarca nos quartos de final, em março, em busca da qualificação para a 'final four', marcada para junho.

"Conseguimos ter uma continuidade nos resultados e também utilizar um grande número de jogadores, o que nos vai ajudar muitíssimo a juntar à experiência que tivemos no Europeu para conseguir que 2025 seja um ano que nos prepare para o Mundial, que é sempre aquele objetivo de médio prazo", afirmou.

O selecionador considerou ainda que a preparação para o Mundial2030, que se vai disputar em Portugal, Espanha e Marrocos, está a decorrer bem, graças a "uma força humana incrível", e que as mudanças nas federações ibéricas não vão afetar.

Leia Também: Jogador perfeito? Ex-United 'ignora' Messi e aponta Cristiano Ronaldo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Surfista de ondas gigantes, Danilo Couto, perde a filha de 19 anos

Óbito

Surfista de ondas gigantes, Danilo Couto, perde a filha de 19 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sim, o novo BYD consegue saltar por cima de um buraco

BYD

Sim, o novo BYD consegue saltar por cima de um buraco

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas