O Sporting deu conta este sábado, através de um comunicado oficial, da morte de João Xara-Brasil, de 94 anos. O sócio 197 do clube de Alvalade tinha 75 anos de filiação e cerca de quatro décadas passadas em diversas funções nos verde e brancos.
"Ao longo de uma vida dedicada ao emblema de Alvalade, João Xara-Brasil começou como atleta, tendo praticado voleibol e motorismo, foi dirigente e seccionista de várias modalidades, vice-presidente da direcção encabeçada por João Rocha, membro do Conselho Leonino e ainda um dos fundadores dos Leões de Portugal", escreveram os verde e brancos.
"Além disso, desde cedo colaborou frequentemente com o Jornal Sporting, do qual é o mais longevo diretor da sua história ao liderar a publicação entre 1976 e 1986, além de uma breve passagem entre 2010 e 2011", prossegue a nota dos leões.
"João Xara-Brasil recebeu o Prémio Stromp em 1973 na categoria ‘Dirigente do Ano’, o Prémio Rugidos de Leão em 1979 e foi também Leão de Ouro em 2002", recorda o Sporting, que "endereça as mais sentidas condolências" à família e amigos do antigo sócio, antes de lhe agradecer "os anos de esforço e dedicação" à causa leonina.
Leia Também: Gyokeres destacado em Espanha: "Vai fazer explodir o próximo mercado"