Na sequência de quatro deslizes consecutivos, o FC Porto está de regresso ao Estádio do Dragão, esta segunda-feira, para receber o Casa Pia, em duelo referente à 12.ª jornada da I Liga.
Os dragões estão pressionados a reagir, já depois de terem enfrentado vários episódios de contestação ao longo dos últimos dias, desde a derrota europeia frente à Lazio (2-1) e da goleada no Clássico, diante do Benfica (4-0), à eliminação na Taça de Portugal, provocada pelo Moreirense (2-1) e ao empate diante do Hoffenheim (2-2) na Liga Europa.
Porém, pela frente, a equipa de Vítor Bruno não terá um adversário fácil, bastando reparar que, nos últimos dez jogos, os gansos apenas perderam um (em Alvalade, diante do Sporting) e somaram cinco vitórias e quatro empates.
De referir que o líder e campeão Sporting deslizou na receção ao Santa Clara (0-1), pelo que o FC Porto pode encurtar a distância para o trono em três pontos, com o Benfica 'à perna'.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), no Estádio do Dragão, com arbitragem de Hélder Malheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Vítor Bruno:
Resposta à crise no regresso ao Dragão: "Os adeptos são sempre importantes, queremos sentir o carinho que podem dar à equipa. Que entrem num sentimento de comunhão com os jogadores. São muito exigentes, mas muito importantes, e temos sentido esse apoio, que é importante para os jogadores, após um ciclo menos positivo".
Análise ao Casa Pia: "É um adversário que, nos últimos dez jogos, só tem uma derrota, em Alvalade. Tem uma estrutura que não me parece que fuja ao que tem feito. Em Alvalade, teve uma estrutura ligeiramente diferente, pela peculiaridade do adversário. Tem atuado sempre numa estrutura de cinco, muito bem organizada, forte fisicamente e com bola. Temos de ser nós próprios, enquanto equipa, e andar de mãos dadas com um estádio em efervescência para, no final do jogo, estarmos com mais três pontos".
Impacto do 'tropeção' do líder e campeão: "Não vou falar da derrota do Sporting. Olhamos muito para dentro, sabemos que temos caminho a percorrer e queremos inverter esta tendência mais recente".
João Pereira:
Dificuldades no Dragão: "Sabemos o que vamos encontrar neste momento, mas também sabemos que vamos encontrar um FC Porto a querer dar uma resposta ao facto de não vencer há quatro jogos. Vamos ter de correr muito e sofrer muito para conseguir a vitória. Porque é isso que queremos: vencer".
Reencontro com João Mário e Fábio Vieira: "É sempre bom encontrar umas caras, jogadores com quem tive a oportunidade de trabalhar. Sabemos que o FC Porto não está a viver uma fase positiva. Sei o oxigénio que eles estão a respirar neste momento. Lá, até as paredes tremem. Vamos focar-nos em nós. Independentemente dos registos com o FC Porto vamos querer vencer. O primeiro princípio será acreditar. Temos audácia de dizer que queremos ir ao Dragão vencer".
Estratégia frente aos azuis e brancos: "Preparámos o jogo para diferentes cenários. Seja com uma linha de seis, sete ou 10, vamos entrar para ganhar. Temos identificados os pontos fortes e as debilidades do FC Porto. Vamos tentar explorar isso. Mas o FC Porto também nos estudou. Temos um plano, queremos ser fiéis a ele. Acreditamos que desde cedo conseguiremos marcar um golo".
Últimos resultados
FC Porto: E-D-D-D-V
Casa Pia: V-E-E-V-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Pepê, Nico González, Wenderson Galeno e Samu Aghehowa.
Casa Pia: Ricardo Batista, Gaizka Larrazabal, Duplexe Tchamba, Ruben Kluivert, José Fonte, Fahem Benaissa, Miguel Sousa, Beni Mukendi, Cassiano, Nuno Moreira e Jérémy Livolant.
Ausências
FC Porto: Alan Varela (castigado); Marko Grujic, Deniz Gul e Fran Navarro (lesionados).
Casa Pia: Kiki Silva e Clau Mendes (lesionados).
Leia Também: FC Porto sofre baixa de última hora para o jogo com o Casa Pia