Para ser líder é preciso fazer mais. Notas do Famalicão-FC Porto

Dragões desperdiçaram pontos numa jornada em que podiam ter igualado o Sporting na liderança da tabela.

Notícia

© Reuters

Filipe Carmo
08/12/2024 08:02 ‧ 08/12/2024 por Filipe Carmo

Desporto

Análise

O FC Porto deixou escapar aquela que seria uma excelente oportunidade para 'apanhar', pela primeira vez esta época, o líder Sporting, que como é sabido atravessa uma crise de resultados, e empatou a um golo em casa do Famalicão, para a 13.ª jornada do campeonato nacional.

 

Ser superior na gestão da posse de bola de nada valeu aos azuis e brancos e no final de várias jogadas de perigo e de apenas um remate à baliza, foi mesmo o Famalicão a chegar primeiro à vantagem.

Uma defesa incompleta de Diogo Costa numa jogada que, à primeira vista, nem seria de causar sobressalto, foi aproveitada pelo oportunista Oscar Aranda e os homens da casa foram a ganhar para o intervalo.

A segunda parte começou, quase, com a reposição do empate. Samu Omorodion provou, uma vez mais, que precisa de pouco tempo e espaço para fazer estragos e depois de receber a bola na sequência de um livre atirou sem hipóteses para o 1-1.

Aos 70 minutos, o jogo tornou-se um verdadeiro filme de suspense. Samu chegou ao bis num contra-ataque, mas Luís Godinho foi chamado a rever o lance e não só anulou o golo, como assinalou grande penalidade para o Famalicão, por mão na bola de Pepê. Aranda, que podia ter bisado, 'esbarrou' em Diogo Costa, num gesto de verdadeira 'redenção'.

O FC Porto já não escapou ao empate e mantém-se, assim, atrás do campeão nacional em título.

Vamos então às notas:

Figura

Fábio Vieira conseguiu mais uma exibição segura e foi um dos elementos mais diferenciadores dos dragões, principalmente na primeira parte. Nota, ainda, para o facto de que chegou a ponderar ser substituído no onze inicial por problemas físicos, tendo acabado, ainda assim, por ser titular. Já só saiu do relvado perto dos 90'.

Surpresa

Otávio Ataíde tem sabido aproveitar as oportunidades dadas por Vítor Bruno e é precisamente isso que o tem distinguido de Zé Pedro. Este sábado, trouxe segurança e imposição ao setor defensivo, num dia em que nem Diogo Costa esteve particularmente bem.

Desilusão

Nehuen Pérez continua sem conseguir 'encher o olho' no FC Porto e ao lado de Otávio notou-se ainda mais a sua desinspiração. Espera-se - e pede-se - muito mais do argentino, que inclusive estava a jogar contra uma equipa que já representou. 

Treinadores

Ricardo Silva

Mérito para a atenção do Famalicão na possibilidade de partir para o contra-ataque e na forma como se posicionou e impediu mais remates do FC Porto. O treinador interino até deixa a sensação de que podia (e merecia) ter mais tempo para continuar a trabalhar.

Vítor Bruno

A paciência dos adeptos vai-se esgotando e se havia jogo importante para se ganhar, este era um deles. O FC Porto podia ter igualado o Sporting na liderança e, por isso mesmo, nenhum outro resultado para além da vitória seria aceitável. Mexer na equipa apenas aos 80' também não foi a decisão mais acertada.

Árbitro

Tirando um amarelo aos 6 minutos, para Rochinha, Luís Godinho optou, e bem, por deixar jogar, sendo que a maioria das sanções só surgiu na reta final do encontro. O lance da anulação do golo e da marcação da grande penalidade era de difícil perceção quer pelo árbitro, quer pelo assistente. Nada a dizer sobre a arbitragem.

Leia Também: EM DIRETO: Famalicão e FC Porto encerram dia de vários jogos na I Liga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Major League Soccer

MLS obrigada a pedir desculpa por confusão embaraçosa entre jogadores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As marcas que mais cresceram em Portugal são estas

BYD

As marcas que mais cresceram em Portugal são estas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas