O ano civil de 2024 está a 'dar as últimas', pelo que é, agora, hora de 'puxar a cassete atrás' e recordar os temas que mais deram que falar, particularmente, no mundo do Desporto, onde Cristiano Ronaldo voltou a estar no centro das atenções.
Ainda que Portugal não tenha conseguido ir além dos quartos de final (onde foi derrotado por França, no desempate por grandes penalidades), o capitão (que não chegou a marcar qualquer golo, ainda que tenha feito uma assistência) viu-se sob os 'holofotes', fruto do entusiasmo em seu redor.
Nas 'bocas do mundo' estiveram, ainda, os Jogos Olímpicos. Portugal arrecadou uma medalha de ouro (por Iúri Leitão e Rui Oliveira), duas de prata (por Pedro Pichardo e Iúri Leitão) e outra de bronze (por Patrícia Sampaio), por entre as polémicas que marcaram o torneio.
Os leitores do canal de Desporto do Notícias ao Minuto fizeram questão de acompanhar, passo a passo, estas 'aventuras', como comprova a lista das dez notícias mais lidas do ano, em que poucos são os casos que lhe escapam.
1.ª - "Adeptos pediram autógrafos a Cristiano Ronaldo e português reagiu assim"
Cristiano Ronaldo foi uma das figuras 'cabeça de cartaz' do Campeonato da Europa, e o interesse em seu redor atingiu o ponto mais alto ainda antes da estreia de Portugal, perante a República Checa, que culminou num triunfo, por 2-1.
Nas imediações do luxuoso hotel onde a seleção portuguesa ficou hospedada, na cidade alemã de Harsewinkel, o capitão foi 'apanhado' por um grupo de adeptos, que, claramente entusiasmados, fizeram de tudo para conseguir um autógrafo.
2.ª - "Bronca nos Jogos Olímpicos: 'A piscina não cumpre as regras'"
Os Jogos Olímpicos foram um dos principais eventos desportivos de 2024, quer pelos feitos alcançados por inúmeros atletas, quer, sobretudo, pelas diversas polémicas que o foram marcando, e que tando deram que falar.
Uma delas teve como autor Hugo González, nadador espanhol que, após carimbar o apuramento para as meias finais dos 100 metros costas, avisou que a piscina "não cumpre com as regras do World Aquatics", fruto das suas dimensões.
3.ª - "Supercomputador simula Euro'2024 por 10 mil vezes. Eis o resultado"
As expetativas de Portugal para o Campeonato da Europa eram elevadas, mas a verdade é que os homens de Roberto Martínez não conseguiram ir além dos quartos de final, onde 'tombaram' perante França, no desempate por grandes penalidades.
A Opta, empresa especializada na gestão de dados desportivos, apontava a equipa das quinas como a quinta principal favorita, apenas atrás de Espanha, Alemanha, França e Inglaterra, e a verdade é que foram mesmo 'nuestros hermanos' que mais sorriram.
4.ª - "Alan Shearer só vê uma 'equipa extraordinária' no Euro'2024: 'O resto...'
O Campeonato da Europa mal tinha começado, e já Alan Shearer, 'lenda viva' do futebol inglês, defendia que Espanha era "a única equipa extraordinária neste torneio", fruto dos primeiros indícios que vinha a colocar a prática.
E a verdade é que o histórico goleador do Newcastle não podia ter mais 'pontaria', visto que a formação comandada por Luis de la Fuente acabaria mesmo por sagrar-se campeão, graças ao triunfo alcançado na final, sobre Inglaterra, por 2-1.
5.ª - "'Para Cristiano Ronaldo bater o recorde de Guler tem de nascer outra vez'"
Arda Guler foi uma das principais figuras do Campeonato da Europa, de tal maneira que tornou-se mesmo no mais jovem jogador da história a estrear-se com um golo neste mesmo torneio, com apenas 19 anos e 114 dias de idade.
Para trás, ficou... Cristiano Ronaldo, então detentor do recorde, com 19 anos e 128 dias, o que motivou uma curiosa reflexão por parte de Nihat Kahveci, antigo internacional turco, que avisou que, para o recuperar, teria de "voltar a nascer".
6.ª - "Atenção, Portugal. França tem baixa de peso para os 'quartos' do Europeu"
Estávamos a 2 de julho, e Portugal preparava-se para medir forças com França, nos quartos de final do Campeonato da Europa, quando recebeu uma boa notícia, visto que Adrien Rabiot viu um cartão amarelo, no triunfo sobre a Bélgica, pelo que teria de cumprir castigo.
A verdade é que o conjunto orientado por Didier Deschamps acabaria por não se ressentir desta baixa, de tal maneira que conseguiu mesmo alcançar a vitória, no Volksparkstadion, em Hamburgo, no desempate por grandes penalidades.
7.ª - "Roberto Martínez 'risca' João Félix... e o Barcelona agradece"
João Félix esteve longe de ter um Campeonato da Europa feliz, visto que participou em apenas dois jogos... que coincidiram com as duas únicas derrotas de Portugal, perante Geórgia (ainda na fase de grupos) e França (já nos quartos de final).
Sem golos nem assistências, o avançado foi desvalorizando... para gáudio do Barcelona, que pretendia recrutá-lo ao Atlético de Madrid, a baixo custo. A verdade é que a operação acabaria por cair por terra, tendo este rumado ao Chelsea.
8.ª - "Passou despercebido? Momento insólito de Cristiano Ronaldo já corre mundo"
Mais um episódio que deu que falar, envolvendo o Campeonato da Europa e Cristiano Ronaldo. Desta feita, instantes antes do apito inicial para o encontro com a República Checa, do qual Portugal sairia vencedor, por 2-1.
O árbitro italiano Marco Guida preparava-se para dar ordem ao começo da partida... e já o capitão da equipa das quinas tinha ultrapassado a linha de meio-campo e seguia 'disparado' rumo à baliza adversária, como comprovam as imagens.
9.º - Ex-jogador do Everton e Sheffield United condenado a prisão perpétua
Tie Li foi, ex-jogador de clubes como Everton ou Sheffield United, outro dos protagonistas do ano civil de 2024, desta feita, por motivos bem menos felizes, que levaram a que a Justiça chinesa o condenasse a prisão perpétua, aos 46 anos de idade.
O antigo internacional chinês confessou que participou, não só em jogos combinados, como até mesmo num escândalo de corrupção, quando pagou cerca de 380.000 euros para ser nomeado treinador da principal seleção nacional.
10.º - "Polémica na Turquia após derrota frente a Portugal: Federação já reagiu"
Mais um episódio controverso oriundo do Campeonato da Europa. Mais concretamente, da Turquia, adversário que Portugal derrotou, por categóricos 0-3, na fase de grupos, graças aos golos de Samet Akaydin (na própria baliza), Bernardo Silva e Bruno Fernandes.
No dia seguinte a este duelo, as câmaras captaram o selecionador, Vincenzo Montella, a afastar a 'estrela da companhia', Arda Guler, do treino. Ainda assim, a própria Federação assegurou que o caso foi motivado por questões clínicas.
Eis as 10 notícias de Desporto mais lidas de 2024:
- Adeptos pediram autógrafos a Cristiano Ronaldo e português reagiu assim
- Bronca nos Jogos Olímpicos: "A piscina não cumpre as regras"
- Supercomputador simula Euro'2024 por 10 mil vezes. Eis o resultado
- Alan Shearer só vê uma "equipa extraordinária" no Euro'2024: "O resto..."
- "Para Cristiano Ronaldo bater o recorde de Guler tem de nascer outra vez"
- Atenção, Portugal. França tem baixa de peso para os 'quartos' do Europeu
- Roberto Martínez 'risca' João Félix... e o Barcelona agradece
- Passou despercebido? Momento insólito de Cristiano Ronaldo já corre mundo
- Ex-jogador do Everton e Sheffield United condenado a prisão perpétua
- Polémica na Turquia após derrota frente a Portugal: Federação já reagiu