Criar, criar e não marcar. Cinismo italiano trama Benfica na Champions

Águias criaram inúmeras oportunidades, mas não conseguiram quebrar o nulo diante da formação italiana.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
11/12/2024 21:54 ‧ 11/12/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica bem tentou, mas não conseguiu. A turma encarnada não foi além de um empate sem golos na receção ao Bologna, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions.

 

Num jogo que teoricamente era fácil para a turma encarnada, a verdade é que se assistiu a um grande número de ocasiões criadas, mas todas elas travadas pela inspiração do polaco Skorupski.

Filme do jogo:

Em relação à equipa que tinha vencido o Vitória SC na última jornada do campeonato nacional, Bruno Lage promoveu apenas uma alteração. Leandro Barreiro foi para o banco de suplentes e Kokçu assumiu a titularidade no meio-campo. Mas se se esperava que o regresso do médio turco trouxe-se mais criatividade ao setor intermediário encarnado, a verdade é que a primeira parte mostrou-nos algo diametralmente diferente.

Logo aos três minutos, o Benfica colocou a bola no fundo da baliza contrária. Um passe em profundidade de Di María encontrou Pavlidis na cara do golo. O grego picou o esférico por cima do guarda-redes e atirou para o fundo das redes. No entanto, e com recurso ao VAR, o golo seria anulado por fora de jogo do helénico.

O início de jogo eletrizante fazia antever um encontro movimentado e recheado de oportunidades no Estádio da Luz. Daí em diante, a primeira parte tornou-se algo entediante. O Benfica teve dificuldade em criar chances devido à pressão alta dos italianos, mas também por conta do jogo se ter tornado algo físico. Se as águias não tiveram tanta bola quanto gostariam, os transalpinos tinham mais posse de bola, mas sem criar perigo junto da baliza de Trubin.

A equipa de Bruno Lage melhorou nos últimos instantes da primeira parte e esteve perto de marcar aos 43 minutos. Numa das poucas incursões de Carreras pela esquerda na etapa inicial, o ex-Manchester United foi à linha e cruzou para Di María. À meia-volta, o argentino disparou para defesa por instinto de Skorupski.

Inspiração de Skorupski manteve o nulo

Nenhuma das equipas fez alterações tendo em vista a segunda parte e acabou por ser o Bologna a dar o primeiro sinal de perigo durante a etapa complementar. Dallinga entrou na área pela direita e disparou para grande defesa de Trubin. Tomás Araújo surgiu logo depois para completar o alívio na pequena área.

O Benfica entrou na segunda parte mais pressionante, mais veloz e mais aculitante, criando problemas finalmente ao Bolonha. A resposta a este impacto inicial dos transalpinos no segundo tempo surgiu aos 59 minutos. Na sequência de um lance construído pelo lado direito, Di María serviu Alexander Bah e o dinamarquês rematou de ângulo apertado, com a bola a passar perto da baliza.

Pouco depois, Pavlidis protagonizou um falhanço que deixou, certamente, os adeptos do Benfica com os cabelos em pé. Aursnes percorreu metros e cruzou para o interior da área, onde o guarda-redes Skorupski defendeu para a frente. A bola chegou ao grego, que demorou a reagir e desperdiçou a grande oportunidade deste segundo tempo.

Os encarnados carregavam à procura do golo, mas Skorupski estava numa noite inspirada, como comprovou aos 80 minutos. Depois de Di María ter acertado em cheio em Ferguson, Amdouni partiu para a jogada individual. O suíço tirou dois defesas da frente na área e disparou para grande defesa do guardião do Bologna.

Os minutos finais foram de autêntico sufoco para o Bologna, que viu o Benfica fazer o tudo por tudo para abrir o marcador. No entanto, o cinismo italiano tramou as águias. A equipa que viajou desde Itália soube defender-se e baixou linhas. Em cima dos 90', Skorupski voltou a mostrar-se seguro na baliza. Amdouni teve espaço à entrada da área e o remate de pé esquerdo foi travado por mais uma grande intervenção do guardião dos visitantes. O Bologna 'roubou' dois pontos na Luz e o Benfica ficou a pensar que poderia ter tido mais.

Contas feitas, o Benfica despede-se da Liga dos Campeões em 2024 com 10 pontos em seis jornadas e um 15.º lugar. Segue-se encontros com Barcelona e Juventus no próximo ano. O Bologna é 33.º classificado com dois pontos e está à beira de ser eliminado da prova.

Momento do jogo: Foi perto dos minutos finais que Skorupski impediu aquele que poderia ter sido o golo da vitória do Benfica. Amdouni tirou dois adversários da frente e disparou para grande defesa do guardião do Bologna.

Equipas iniciais

Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Kokçu, Fredrik Aursnes, Ángel Di María, Kerem Akturkoglu, Vangelis Pavlidis.

Suplentes: Samuel Soares, André Gomes, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Schjelderup, Prestianni, Kaboré, Rollheiser, Beste e Bajrami.

Bologna: Lukasz Skorupski, Stefan Posch, Sam Beukema, Jhon Lucumí, Emil Holm, Ferguson, Nikola Moro, Kacper Urbanski, Giovanni Fabbian, Samuel Iling-Junior e Thijs Dallinga.

Suplentes: Bagnolini, Ravaglia, Erlic, Freuler, Castro, Ndoye, Corazza, Pobega, Odgaard e Lucumi.

Antevisão

O Benfica procura alcançar, na noite desta quarta-feira, uma vitória decisiva ante o Bologna na Liga dos Campeões, visando manter viva a esperança de chegar aos oitavos de final da renovada Liga dos Campeões. 

Após uma vitória épica no Mónaco, o Benfica recebe a turma italiana para mais uma noite europeia. As águias dispõem de uma boa oportunidade para imperar na receção ao conjunto transalpino, desfalcado do ponta de lança Riccardo Orsolini, que regista esta temporada sete golos e uma assistência em 18 desafios oficiais.

Além de ter uma baixa de peso, a formação italiana segue numa fase menos boa na Champions. A equipa transalpina conseguiu somar um ponto ao cabo de cinco jornadas e, curiosamente, nunca mediu forças com as águias.

A partida entre Benfica e Bologna, que decorrerá no Estádio da Luz, tem apito inicial aprazado para as 20h00 desta quarta-feira, será ajuizada por Radu Petrescu, da Roménia, e poderá acompanhá-la, em direto, através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica garante passagem à fase a eliminar da UEFA Youth League

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Lado a lado". Assim reagiu o Sporting à derrota na Taça da Liga

Sporting

"Lado a lado". Assim reagiu o Sporting à derrota na Taça da Liga

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As marcas que mais cresceram em Portugal são estas

BYD

As marcas que mais cresceram em Portugal são estas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas