O novo ano vai testar a 'revolução' imposta pela FIFA com a introdução de um amplo Campeonato do Mundo de clubes, que vai decorrer entre junho e julho nos Estados Unidos, e também os novos formatos da UEFA para as provas europeias como a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, que foram completamente alteradas.
Certo é que, em 2025, a nível de seleções, haverá um novo vencedor da Liga das Nações, com Portugal na corrida a repetir o sucesso de 2019, embora, em março, a seleção lusa terá pela frente a Dinamarca nos oitavos de final.
Alemanha, Itália, Países Baixos, Croácia, França e Espanha, atual detentora do título, estão igualmente na luta pelo troféu, com a 'final four' marcada para junho.
Além desta competição, o futebol europeu terá o apuramento para a fase final do Mundial2026 com mais um novo formato, desta vez com 12 grupos, seis de cinco seleções e seis de quatro, devido ao alargamento da competição para 48 seleções, 16 delas da Europa.
Na Suíça, o Europeu feminino, pela terceira vez seguida, volta a ter Portugal, e a equipa das 'quinas' vai tentar impedir as favoritas Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos de seguirem em frente na competição, ou até, entrar na luta pelo apuramento inédito na fase de grupos. As inglesas defendem o título.
A nível de clubes, as atenções estão viradas para o Manchester City, de Pep Guardiola, que parece a caminho de perder a hegemonia em Inglaterra, e também para o Real Madrid, com Carlo Ancelotti a ter vida difícil no Bernabéu, apesar de toda as conquistas que já alcançou com o clube.