João Pereira já vence, mas ainda não convence. Notas do Sporting-Boavista

Novo treinador dos leões conseguiu o primeiro triunfo para o campeonato, embora este tenha ficado marcado, uma vez mais, por muitas oportunidades e poucos golos.

Notícia

© Reuters

Filipe Carmo
15/12/2024 07:40 ‧ há 3 horas por Filipe Carmo

Desporto

Análise

Quatro derrotas depois - e no meio de uma imensa contestação - João Pereira já conhece o sabor da vitória no campeonato pela equipa principal do Sporting, ao derrotar o Boavista, por 3-2, em Alvalade, no último sábado, em jogo a contar para a 14.ª jornada.

 

Os três pontos, importantes para a permanência na liderança da tabela, não chegaram com o brilho esperado e os leões continuam a apresentar uma falta de eficácia à qual os adeptos já não estavam habituados.

Para comprovar isso mesmo basta olhar para as estatísticas e identificar que foram precisas 20 tentativas de golo e sete remates à baliza para festejar, enquanto que o Boavista, nos dois remates enquadrados, fez dois golos.

A manter o Sporting nos eixos ao longo dos 90 minutos (e a diminuir a insatisfação em torno de João Pereira) estiveram Morten Hjulmand, que justifica cada vez mais a aposta como capitão, e Francisco Trincão, que pôs fim à 'seca de golos' com um bis e que ajudou a esconder os erros defensivos gritantes e o desaparecimento, em alguns momentos, da estrela da companhia, Viktor Gyokeres.

O sueco, embora longe das exibições de outrora, abriu o ativo aos 23.º minuto, com o Boavista a empatar 20 minutos depois, por Bozenik. O eslovaco, curiosamente, fez em Alvalade o primeiro golo da presente época.

Na segunda parte quase só deu Trincão, com um bis aos 49' e aos 66', sendo que, pelo meio, o Sporting voltou a temer o pior, com um segundo empate saído dos pés de Onyemaechi. No fim de contas, o leão voltou a sorrir, mas certo é que ainda não pode 'respirar de alívio'.

Revisto o filme do jogo, vamos então às notas:

Figura

Francisco Trincão apareceu no sítio certo à hora certa e não foi só em golos que se traduziu a boa exibição do extremo. O esforço e a vontade de fazer a diferença foram notórias e ajudou a recordar-nos do jogador que, ainda há poucas semanas, fazia magia em Alvalade.

Surpresa

Terá sido, provavelmente, a primeira vez que se percebeu a aposta de João Pereira em João Simões a titular. Com pouco nervosismo, maior liberdade de movimentos e mais confiança, o jovem médio deixou sinais positivos e 'abriu o apetite' aos adeptos.

Desilusão

Há momentos na vida de um jogador em que até o relvado atrapalha... Maxi Araújo esteve mal, falhou oportunidades claras de golo, focou-se em ganhar faltas e foi claramente um dos maiores problemas do Sporting no jogo.

Treinadores

João Pereira

Ao contrário do que aconteceu nos últimos jogos, efetuou a primeira substituição relativamente cedo (ao minuto 67) e com isso conseguiu renovar a energia da equipa. Notou-se uma entrada muito forte da equipa, à semelhança do que se tem registado anteriormente, mas uma maior capacidade de resposta às adversidades.

Cristiano Bacci

O Boavista esteve quase sempre por baixo, mas soube tirar proveito das fragilidades do adversário. Foi assim que, com apenas duas oportunidades, chegou aos dois golos.

Árbitro

Não ficou claro qual o critério assumido por Fábio Veríssimo e, em alguns casos, pareceu existir uma certa incoerência. Ainda assim, não cometeu nenhum erro grave que tenha determinado o curso do jogo - nem do resultado final.

Leia Também: Sporting dá 'pontapé' na crise e João Pereira já ganha no campeonato

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Santos reage ao fim da série 'negra' no Sporting: "Até ao fim"

I Liga

Nuno Santos reage ao fim da série 'negra' no Sporting: "Até ao fim"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1333
2Benfica1231
3FC Porto1331
4Santa Clara1327
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1320
8Famalicão1318
9Rio Ave1315
10Casa Pia1314
11Estoril1314
12Gil Vicente1313
13Estrela1312
14Boavista1311
15AVS1311
16C.D. Nacional129
17Farense139
18Arouca138
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Mercedes-AMG PureSpeed chega aos 315 km/h e tem um halo como na F1

Mercedes-AMG

Mercedes-AMG PureSpeed chega aos 315 km/h e tem um halo como na F1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas