É um Sporting em fase de retoma aquele que este domingo joga em casa do Gil Vicente. Após quatro derrotas consecutivas, os leões bateram o Boavista, mas concederam dois golos e sofreram até ao final. No jogo seguinte, eliminaram o Santa Clara e seguiram na Taça de Portugal, mas não dispensaram o prolongamento.
Os campeões nacionais terão, agora, um teste difícil pela frente diante de um adversário também ele em crescendo. O Gil Vicente atravessa o melhor período a nível de resultados e soma dois triunfos consecutivos pela segunda vez na época.
A tarefa não se avizinha fácil, não só pela qualidade dos gilistas, mas também pelos ausentes do lado verde e branco. Além disso, os leões sabem que um escorregão em Barcelos pode ter consequências graves na jornada seguinte diante do Benfica.
Antes do dérbi em Alvalade, o Sporting vai acertar no 'jogo do galo' e crise será colocada atrás das costas ou agudizada? A resposta é dada este domingo a partir das 20h30 no Estádio Cidade de Barcelos. A arbitragem está a cabo de André Narciso, da AF Setúbal.
Treinadores em discurso direto
Bruno Pinheiro:
Muitos lesionados no Sporting: "Podem ter algumas limitações por lesões, mas é o Sporting. Qualquer jogador do plantel tem qualidade acima da média, e uma formação de excelência. Não vejo um Sporting 'morto'. Será um jogo complicadíssimo para nós
Qualidade do adversário: "Por vezes somos iludidos pelos resultados, mas vejo no Sporting uma equipa de qualidade, que está a superar um período de transição e se tem mostrado muito competente e moralizada, com duas vitórias consecutivas. O João Pereira [treinador] herdou algo muito difícil, entrou no momento mais alto do Sporting nos últimos anos."
Fase positiva: "Apesar das duas vitórias que nos deram mais tranquilidade, não acho que estamos no nosso melhor momento. Quando perdíamos até mostramos mais qualidade com bola e criávamos mais oportunidades de golo. Queremos neste jogo mostrar que podemos fazer um bom jogo e um bom resultado."
João Pereira:
Importância de chegar ao dérbi na liderança: "É importante porque queremos passar o Natal o mais tranquilos possível, e queremos passá-lo em primeiro lugar. Nunca vi nenhum campeonato resolvido em dezembro. Depois do dérbi, lá chegaremos. O mais importante é o jogo de Barcelona. Não interessa quem recuperar para o dérbi se não ganharmos em Barcelos. É aí que temos de nos focar, e os jogadores estão focados nisso. À partida, não vai haver nenhuma recuperação para o jogo de Barcelona. Para o do Benfica, logo veremos."
Frederico Varandas justificou momento com lesões e arbitragens: "Quando é o treinador a dizer, toda a gente vai analisar isso como sendo uma desculpa. O presidente constatou factos. Há jogadores lesionados, o tema da arbitragem... Não falo de árbitros, mas foi o Conselho de Arbitragem que meteu o árbitro na jarra. Se meteu o árbitro na jarra, é porque cometeu um erro, certo? Depois, sabemos que os jogadores vinham de quatro anos e meio com o mesmo treinador, que saiu para um clube que lhe ofereceu outras condições e está no seu direito, mas é normal. Havia jogadores que tinham uma relação com esse treinador, como o Trincão, o Pote e muitos mais, que foram contratações dele. Não é normal um treinador sair a meio da época por sucesso desportivo, e aconteceu aqui. Ainda bem, é sinal de que o Sporting está bem. Não acho que sejam desculpas. Estou aqui para encontrar soluções, é para isso que sou pago. A confiança mantém-se em mim e isso é bastante nítido."
Pressão constante: "Não é fácil abstrair-me, mas, felizmente, tenho um apoio familiar muito forte e dá para me distrair um bocado, principalmente, com os meus dois filhos, que é um fim do mundo quando chego a casa, apesar de só quererem jogar futebol, mas dá para distrair. A partir do momento em que vão para a cama, quem sofre mais é a minha mulher, porque na minha cabeça está sempre o futebol, o futebol e o futebol. Às vezes, a vida privada fica para trás, o que não é bom, mas tem de ser assim. Ela percebe perfeitamente que, neste momento, o foco é outro, e o pouco tempo que tenho é para dar atenção aos dois filhos que tenho em casa."
Últimos resultados
Gil Vicente: D-V-D-V-V
Sporting: D-D-D-V-V
Últimos onzes
Gil Vicente: Andrew Ventura, Zé Carlos, Josué Sá, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Santi García, Mory Gbane, Jordi Mboula, Kanya Fujimoto, Félix Correia, Jorge Aguirre.
Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Matheus Reis, Geny Catamo, Morten Hjulmand, João Simões, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Geovany Quenda.
Ausências
Gil Vicente: Yaya Sithole (lesionado) e Cauê dos Santos (castigo).
Sporting: Daniel Bragança, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Morita, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesionados); St. Juste e Ricardo Esgaio (castigo).
Leia Também: "Não falo de arbitragens, mas se o CA meteu um árbitro na jarra..."