Benfica 'derruba' Estoril e 'rouba' liderança ao Sporting antes do dérbi

Águias passam a somar 38 pontos, mais um do que os leões.

Notícia

© Reuters

Filipe Carmo
23/12/2024 20:40 ‧ há 16 horas por Filipe Carmo

Desporto

I Liga

O Benfica recebeu e venceu o Estoril, por 3-0, esta segunda-feira, na 15.ª jornada da I Liga, aproveitando da melhor forma o novo empate do Sporting, com o Gil Vicente (0-0), e tornando-se assim no novo líder do campeonato nacional.

 

Vangelis Pavlidis e Zeki Amdouni contribuíram para o triunfo encarnado com golos e o Sporting vê-se assim ainda mais pressionado para o dérbi lisboeta, agendado já para o próximo dia 29 deste mês de dezembro.

Quem não marca, sofre

Depois de tanta tinta ter feito correr a viagem de Otamendi à Argentina, de forma a marcar presença na festa de aniversário da filha, Bruno Lage decidiu deixar o central no banco e lançou a titular António Silva, que à exceção do penúltimo jogo, com o AVS, não havia saído do banco.

O arranque da partida foi mais favorável para o Estoril e foram mesmo os canarinhos a criar a primeira ocasião de perigo. João Carvalho, de longe, obrigou Trubin a uma defesa apertada e o Benfica encarou o aviso com a seriedade merecida.

Aos 17 minutos, depois de várias investidas dos visitantes, Pavlidis criou a primeira grande ocasião de perigo para as águias e com um ligeiro toque após um cruzamento pela esquerda conseguiu atirar a bola ao poste, tornando o jogo mais disputado a partir desse momento.

Dez minutos depois, o mesmo protagonista conseguiu um desfecho diferente. Pavlidis recebeu a bola fora da área e com tempo e espaço atirou forte para o fundo das redes e inaugurou o marcador.

A primeira parte acabaria por chegar ao fim com apenas dois remates para cada lado, num jogo que passou muito pelo meio-campo e pouco pelas áreas.

Amdouni entrou... e marcou

A segunda parte começou em tudo semelhante à primeira. O Estoril reentrou em campo com uma postura dominadora e aos 48' foi assinalada grande penalidade para os comandados de Ian Cathro. O árbitro António Nobre, depois da intervenção do VAR, optou por reverter a decisão e mandar seguir o jogo.

O Benfica voltou a saber controlar o ímpeto do adversário e acabou por ser capaz de dominar a segunda parte. Tanto que aos  73' foi Amdouni a aumentar a vantagem para 2-0. O avançado suíço, acabado de entrar, aproveitou um ressalto e marcou o segundo dos encarnados.

Ainda antes do apito final, já nos descontos, o Zeki Amdouni voltou a fazer estragos ao apontar o 3-0 final, a passe de Jan-Niklas Beste.

Com esta vitória, o Benfica sobe ao primeiro lugar, com 38 pontos, mais um do que o Sporting, que agora é segundo classificado. O dérbi lisboeta, que se joga na última jornada do ano de 2024, está marcado para o próximo dia 29, no Estádio José de Alvalade, e promete ser de grande intensidade.

Momento do jogo: Pavlidis ‘desbloqueou’ o jogo com um bom golo fora da área. Apesar de desencontrado com os golos há algum tempo, o avançado grego surgiu confiante em campo e acabou por ser decisivo, quanto mais não seja para ajudar a inverter o domínio do jogo.

Onzes iniciais

Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Tomás Araújo, Carreras, Aursnes, Kokçu Di María, Akturkoglu, Beste e Pavlidis.

Suplentes: Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Schjelderup, Kaboré, Otamendi, Rollheiser e Florentino.

Estoril: Joel Robles, Boma, Pedro Álvaro, Bacher, Fabricio, Holsgrove, Zanocelo, Wagner Pina, João Carvalho, Hélder Costa e Alejandro Marqués.

Suplentes: Kevin Chamorro, Mangala, Jandro, Begraoui, Gonçalo Costa, André Lacximicant, Pedro Carvalho, Foe Ondoa e Salazar.

Antevisão

O Benfica desperdiçou, diante do AVS, no último dia 15, a oportunidade para se tornar líder do campeonato antes do dérbi contra o Sporting e é por isso que o encontro com o Estoril, marcado para esta segunda-feira, é de tão grande importância.

Um triunfo neste próximo jogo permitirá aos encarnados deixar a terceira posição, sendo que para isso será preciso ultrapassar com sucesso os comandados de Ian Cathro, equipa essa que tem sentido algumas dificuldades nesta primeira metade da época.

Olhando para o registo recente, o Estoril tem apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, bem como duas derrotas e dois empates. O desânimo só aumenta quando analisado o histórico de confrontos entre canarinhos e águias, dado que em 74 jogos entre as duas equipas só cinco foram ganhos pelos visitantes, enquanto que os homens da casa já levaram a melhor em 55 ocasiões.

O Benfica, vale notar ainda, chega a este jogo quatro vitórias nos últimos cinco jogos, parecendo esta uma equipa totalmente 'renovada' desde a chegada de Bruno Lage, consequência do despedimento de Roger Schmidt.

O Benfica-Estoril está agendado para as 18h45 desta segunda-feira, no Estádio da Luz, e será arbitrado por António Nobre, da AF Leiria. Poderá acompanhá-lo mais logo, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Jorge Mendes no terreno para levar António Silva do Benfica já em janeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

O gesto incrível de Bruno Fernandes… que Manchester United não autorizou

Premier League

O gesto incrível de Bruno Fernandes… que Manchester United não autorizou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Luxo

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas