O Benfica recebeu e venceu o Estoril, por 3-0, esta segunda-feira, na 15.ª jornada da I Liga, aproveitando da melhor forma o novo empate do Sporting, com o Gil Vicente (0-0), e tornando-se assim no novo líder do campeonato nacional.
Vangelis Pavlidis e Zeki Amdouni contribuíram para o triunfo encarnado com golos e o Sporting vê-se assim ainda mais pressionado para o dérbi lisboeta, agendado já para o próximo dia 29 deste mês de dezembro.
Quem não marca, sofre
Depois de tanta tinta ter feito correr a viagem de Otamendi à Argentina, de forma a marcar presença na festa de aniversário da filha, Bruno Lage decidiu deixar o central no banco e lançou a titular António Silva, que à exceção do penúltimo jogo, com o AVS, não havia saído do banco.
O arranque da partida foi mais favorável para o Estoril e foram mesmo os canarinhos a criar a primeira ocasião de perigo. João Carvalho, de longe, obrigou Trubin a uma defesa apertada e o Benfica encarou o aviso com a seriedade merecida.
Aos 17 minutos, depois de várias investidas dos visitantes, Pavlidis criou a primeira grande ocasião de perigo para as águias e com um ligeiro toque após um cruzamento pela esquerda conseguiu atirar a bola ao poste, tornando o jogo mais disputado a partir desse momento.
Dez minutos depois, o mesmo protagonista conseguiu um desfecho diferente. Pavlidis recebeu a bola fora da área e com tempo e espaço atirou forte para o fundo das redes e inaugurou o marcador.
A primeira parte acabaria por chegar ao fim com apenas dois remates para cada lado, num jogo que passou muito pelo meio-campo e pouco pelas áreas.
Amdouni entrou... e marcou
A segunda parte começou em tudo semelhante à primeira. O Estoril reentrou em campo com uma postura dominadora e aos 48' foi assinalada grande penalidade para os comandados de Ian Cathro. O árbitro António Nobre, depois da intervenção do VAR, optou por reverter a decisão e mandar seguir o jogo.
O Benfica voltou a saber controlar o ímpeto do adversário e acabou por ser capaz de dominar a segunda parte. Tanto que aos 73' foi Amdouni a aumentar a vantagem para 2-0. O avançado suíço, acabado de entrar, aproveitou um ressalto e marcou o segundo dos encarnados.
Ainda antes do apito final, já nos descontos, o Zeki Amdouni voltou a fazer estragos ao apontar o 3-0 final, a passe de Jan-Niklas Beste.
Com esta vitória, o Benfica sobe ao primeiro lugar, com 38 pontos, mais um do que o Sporting, que agora é segundo classificado. O dérbi lisboeta, que se joga na última jornada do ano de 2024, está marcado para o próximo dia 29, no Estádio José de Alvalade, e promete ser de grande intensidade.
Momento do jogo: Pavlidis ‘desbloqueou’ o jogo com um bom golo fora da área. Apesar de desencontrado com os golos há algum tempo, o avançado grego surgiu confiante em campo e acabou por ser decisivo, quanto mais não seja para ajudar a inverter o domínio do jogo.
Onzes iniciais
Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Tomás Araújo, Carreras, Aursnes, Kokçu Di María, Akturkoglu, Beste e Pavlidis.
Suplentes: Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Schjelderup, Kaboré, Otamendi, Rollheiser e Florentino.
Estoril: Joel Robles, Boma, Pedro Álvaro, Bacher, Fabricio, Holsgrove, Zanocelo, Wagner Pina, João Carvalho, Hélder Costa e Alejandro Marqués.
Suplentes: Kevin Chamorro, Mangala, Jandro, Begraoui, Gonçalo Costa, André Lacximicant, Pedro Carvalho, Foe Ondoa e Salazar.
Antevisão
O Benfica desperdiçou, diante do AVS, no último dia 15, a oportunidade para se tornar líder do campeonato antes do dérbi contra o Sporting e é por isso que o encontro com o Estoril, marcado para esta segunda-feira, é de tão grande importância.
Um triunfo neste próximo jogo permitirá aos encarnados deixar a terceira posição, sendo que para isso será preciso ultrapassar com sucesso os comandados de Ian Cathro, equipa essa que tem sentido algumas dificuldades nesta primeira metade da época.
Olhando para o registo recente, o Estoril tem apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, bem como duas derrotas e dois empates. O desânimo só aumenta quando analisado o histórico de confrontos entre canarinhos e águias, dado que em 74 jogos entre as duas equipas só cinco foram ganhos pelos visitantes, enquanto que os homens da casa já levaram a melhor em 55 ocasiões.
O Benfica, vale notar ainda, chega a este jogo quatro vitórias nos últimos cinco jogos, parecendo esta uma equipa totalmente 'renovada' desde a chegada de Bruno Lage, consequência do despedimento de Roger Schmidt.
O Benfica-Estoril está agendado para as 18h45 desta segunda-feira, no Estádio da Luz, e será arbitrado por António Nobre, da AF Leiria. Poderá acompanhá-lo mais logo, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Jorge Mendes no terreno para levar António Silva do Benfica já em janeiro