Sporting persegue gigantes da Europa no capítulo... das lesões

Manchester City, Arsenal, Real Madrid, FC Barcelona, Bayern Munique, Juventus e AC Milan, de Sérgio Conceição, foram perseguidos pelas lesões, nomeadamente musculares, na primeira metade da época, reflexo da ininterrupta densidade competitiva dos futebolistas de elite.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/01/2025 08:56 ‧ há 9 horas por Lusa

Desporto

I Liga

A imagem de Rodri a subir ao palco de muletas para receber a Bola de Ouro de 2023/24, em outubro do ano passado, quando já recuperava de uma rotura ligamentar do joelho direito, semanas depois de ter lamentado a sobrecarga do calendário, personificou uma vaga de casos clínicos extensível no último meio ano a algumas figuras da modalidade.

 

O médio espanhol é um dos vários lesionados do tetracampeão inglês Manchester City, num lote que, admitindo ausências iguais ou superiores a três jogos, tem ou já envolveu outros 10, incluindo Ederson, Rúben Dias, John Stones, Mateo Kovacic, Kevin De Bruyne e Phil Foden.

Depois de ter competido sem o capitão Martin Odegaard por dois meses, o Arsenal pode ficar privado por período semelhante de Bukayo Saka, condicionado há três semanas e atualmente acompanhado por Ben White, Riccardo Calafiori e Gabriel Jesus no boletim clínico, que já integrou Gabriel Magalhães e Mikel Merino, num total de 14 ocorrências.

Arsenal, segundo classificado da Liga inglesa, e Manchester City, sexto, estão a alguma distância do líder Liverpool, cujo único lesionado é Joe Gomez - após outros sete casos, encimados por Alisson Becker, Ibrahima Konaté e Diogo Jota -, quase tantos como os do Chelsea, quarto, que está desfalcado de Wesley Fofana e Benoît Badiashile, mas já viu Reece James e Roméo Lavia ultrapassarem duas contrariedades cada.

Menor solidez está a ter o Manchester United, apenas 13.º e treinado há dois meses por Ruben Amorim, que perdeu Victor Lindelöf, Luke Shaw e Mason Mount, mas já resgatou Tyrell Malacia, Harry Maguire e Leny Yoro - Rasmus Hojlund falhou o arranque da época.

O campeão mundial, europeu e espanhol Real Madrid também tem andado fustigado por lesões e não utilizará mais Dani Carvajal e Éder Militão em 2024/25, ao invés do recém-recuperado David Alaba e de outros 10 com queixas pontuais, incluindo Thibaut Courtois, Jude Bellingham, Rodrygo e Vinicius Júnior, todos acima das duas ausências de Kylian Mbappé.

Marc-André ter Stegen e Marc Bernal são 'baixas' duradouras no FC Barcelona, no qual Gavi e Frenkie de Jong já findaram paragens de 11 e seis meses iniciadas em 2023/24, Ronald Araújo não alinhou até dezembro e Andreas Christensen magoou-se em agosto.

Os catalães perderam menos tempo com outros sete atletas, encabeçados por Lamine Yamal, Dani Olmo e Ferrán Torres, numa altura em que perseguem o Real Madrid e o Atlético de Madrid, comandante da Liga espanhola e portador de sete registos clínicos sanados, entre eles Nahuel Molina, Clément Lenglet e Marcos Llorente.

Situação medicamente inversa tem o Bayern Munique, que, apesar de estar à frente do campeonato alemão, tem Hiroki Ito, Josip Stanisic e João Palhinha no quinteto de 'baixas' prolongadas e já esteve privado de figuras como Manuel Neuer, Jamal Musiala, Sèrge Gnabry, Kingsley Coman, Leroy Sané e Harry Kane, vencedor da última Bota de Ouro.

O Leipzig, quarto classificado, tem Castello Lukeba, Xaver Schlager e Yussuf Poulsen inaptos e Benjamin Henrichs e Assan Ouédraogo sem retorno à vista, após David Raum, Nicolas Seiwald e Xavi Simons, três dos outros seis lesionados, terem sido reintegrados.

Gregor Kobel, Julian Brandt, Karim Adeyemi e Serhou Guirassy nortearam a dezena de lesões do Borussia Dortmund, oitavo, que ainda recupera Waldemar Anton e Niklas Süle.

Já Jeanuël Belocian, alvo de duas paragens distintas e com a temporada comprometida, limita o Bayer Leverkusen, campeão e vice-líder, que tem Victor Boniface e Amine Adli perto dos dois e três meses de paragem, respetivamente, mas já resgatou quatro nomes.

Em Itália, a Juventus, quinta colocada da Serie A, tem sido a principal afetada, graças às ausências prolongadas de Bremer, Juan Cabal e Arkadiusz Milik, volvidos seis processos mais leves, aos quais se devem juntar em breve Francisco Conceição e Dusan Vlahovic.

Sucessor de Paulo Fonseca, Sérgio Conceição comanda o AC Milan, oitavo, com Ruben Loftus-Cheek e Samuel Chukwueze no quinteto de lesionados, enquanto Malick Thiaw, Yunus Musah, Christian Pulisic e Álvaro Morata são parte da novena de restabelecidos.

Se a Atalanta, terceira, perdeu Gianluca Scamacca na pré-época, tem Mateo Retegui de fora e viu Giorgio Scalvini superar duas lesões, Henrikh Mkhitaryan, Hakan Çalhanoglu e Joaquín Correa lideram os problemas médicos do Inter Milão, campeão e perseguidor do líder Nápoles, após cinco regressos, incluindo de Benjamin Pavard e Nicolò Barella.

Em França, o Paris Saint-Germain não lança Presnel Kimpembe há cerca de dois anos e lidou com longas paragens de Lucas Hernández, por sete meses, e Gonçalo Ramos, por três, mas caminha para o 'tetra', mesmo ladeando o Real Madrid, recordista de êxitos, o Manchester City e o já eliminado Leipzig entre as deceções da fase de liga da Liga dos Campeões.

Leia Também: Sporting distanciado de Benfica e FC Porto em lesões na primeira volta

Leia Também: Internacionais portugueses não escapam ao flagelo das lesões esta época

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Famoso cantor turco 'arrasa' José Mourinho: "Faz as malas e vai embora"

Fenerbahçe

Famoso cantor turco 'arrasa' José Mourinho: "Faz as malas e vai embora"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas