O campeão em título Sporting defende, este sábado, a liderança da I Liga na visita ao Rio Ave, num jogo da 18.ª jornada e que marca o arranque da segunda volta para os dois clubes.
Para o jogo em Vila do Conde, onde o Sporting empatou 3-3 na última temporada, os leões terão pela frente um clube que ainda não perdeu em casa esta temporada. É, desde, já um sério aviso para Rui Borges. O técnico leonino já deverá poder contar com Daniel Bragança, mas subsistem dúvidas em relação ao sueco Viktor Gyokeres.
O Estádio dos Arcos é, por norma, uma casa nem sempre fácil para os grandes. Espera-se, por isso, um encontro difícil para os leões. O Rio Ave, no 10.º lugar, somando quatro vitórias e outros tantos empates nos jogos em casa esta época, embora ainda não tenha recebido nenhum dos primeiros cinco classificados.
A partida entre Rio Ave e Sporting tem apito inicial aprazado para as 18h00 deste sábado no Estádio dos Arcos, e será ajuizada por Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.
Treinadores em discurso direto
Petit
Bom momento: "Estamos num bom momento, tanto no campeonato, como na Taça, e é importante manter esse equilíbrio. Vamos defrontar um adversário de grande qualidade, uma equipa forte, candidata ao título, mas estamos preparados para dar uma boa resposta e dar continuidade ao que temos feito em nossa casa, que tem sido uma fortaleza."
Série invicta nos Arcos: "É uma marca que já vêm de trás, mas que queremos dar continuidade a esse registo. É também um feito de todas as pessoas do clube e dos nossos adeptos. Sabemos que o Sporting é uma equipa difícil de defrontar, mas temos de acreditar nas nossas capacidades para manter esta marca."
Dificuldades: "Sabemos que vamos ter momentos com menos bola e aí precisamos de ter personalidade. O Sporting joga muito entrelinhas, ataca a profundidade, mas olhámos também sobre o que podemos fazer. Temos que entrar com garra e com atitude."
Rui Borges
Pressão no Sporting: "A diferença é na competição, que o Vitória tem o mesmo desafio em termos de jogos, se calhar até têm mais jogos que o Sporting. Claro que é diferente, clube grande, habituado a lutar por títulos, existe uma maior pressão, mas como disse quando cheguei, é uma pressão para a qual nós lutamos por um dia poder alcançar. Feliz por poder alcançá-la, feliz por estar num grande desafio, feliz por treinar uma grande equipa e por lutar por títulos, que é pelo que trabalhamos para alcançar na nossa carreira."
Pouco tempo para preparar este jogo? "É uma semana com um dia ou dois a mais, mas não foge daquilo que tem sido a recuperação, é claro que a equipa está claramente em fadiga, têm jogado quase sempre os mesmos jogadores, derivado às lesões que temos tido. Deu para treinar um ou outro pormenor, apesar de não ser em dois dias em que treinámos uma ou outra situação que achamos mais importante, porque de resto foi uma semana boa, para recuperar alguma da fadiga que temos tido para depois entrar num ciclo de muitos jogos novamente. Estamos com alguns contratempos o que exige algum cuidado."
Edwards treinou com a equipa? "Não vou estar a especificar tudo dos jogadores senão ia falar sobre todos os jogadores. Está fora por opção técnica. Vocês fazem-me dez perguntas, zero sobre o Rio Ave, o jogo amanhã é Rio Ave-Sporting. Fizeram-me cinco perguntas sobre o Gyokeres. Simplifiquem as coisas, [Edwards] está fora por questão técnica, tem contrato com o clube, é jogador do clube, se ele sai ou não é depois questão do clube, amanhã está de fora por questão técnica, está fora da convocatória. Eu não tenho de dizer se ele treinou ou não."
Últimos resultados
Rio Ave: E-D-V-E-V
Sporting: E-V-E-V-E
Últimos onzes
Rio Ave: Cezary Miszta, Marious Vrousai, Pancho Petrasso, Aderllan Santos, Omar Richards, Martim Neto, João Novais, Brandon Aguilera, Kiko Bondoso, Clayton Silva, Ole Pohlmann.
Sporting: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Geny Catamo, Morten Hjulmand, João Simões, Geovany Quenda, Viktor Gyökeres, Francisco Trincão.
Ausências
Rio Ave: Jonathan Panzo (lesão), Clayton Silva (castigo), João Muniz (emprestado).
Sporting: Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Matheus Reis e Eduardo Quaresma (lesionados), Gyokeres (em dúvida).
Leia Também: Petit quer Rio Ave a manter "fortaleza" caseira no duelo com o Sporting
Leia Também: De Gyokeres a Morita, sem esquecer Bragança. Tudo o que disse Rui Borges