Casal Monfils-Svitolina surpreende os quartos cabeças-de-série

O casal Gaël Monfils e Elina Svitolina causou hoje sensação no Open da Austrália em ténis, ao afastar os quartos cabeças de série do quadro masculino e feminino, respetivamente, rumo aos 'oitavos'.

Notícia

© Lusa

Lusa
18/01/2025 13:31 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Open da Austrália

Após eliminar Taylor Fritz em quatro sets, o 'eterno' Monfils bem 'avisou' que tinha 'aquecido' o court para a sua mulher, e Svitolina seguiu-lhe mesmo o exemplo, batendo Jasmine Paoloni, a quarta jogadora mundial, por 2-6, 6-4 e 6-0, em uma hora e 46 minutos.

 

Foi uma jornada feliz para o casal franco-ucraniano, especialmente para 'La Monf' que, aos 38 anos, se tornou no segundo tenista mais velho, depois de Roger Federer, a alcançar os oitavos de final em Melbourne Park desde 1988.

"Como digo sempre, continuo a jogar por causa de encontros como este. Um grande jogador, um grande estádio, um público entusiasta, com boa energia. Aos 38 anos é o que quero e tive-o. Fui muito afortunado por ter vencido hoje", reconheceu o 41.º jogador mundial, após ganhar por 3-6, 7-5, 7-6 (7-1) e 6-4, em três horas e dois minutos.

Monfils celebrou o triunfo a dançar e não era motivo para menos; afinal, tinha acabado de derrotar o número quatro da hierarquia ATP e finalista do Open dos Estados, que até hoje só tinha cedido oito jogos em Melbourne e que, assim, se tornou no mais alto cabeça de série a cair até ao momento entre os homens.

Na próxima ronda, o francês vai ter pela frente outro norte-americano, no caso o jovem Ben Shelton (20.º), vencedor em quatro sets diante do italiano Lorenzo Musetti (15.º), num duelo entre tenistas de 22 anos.

Nos 'oitavos' está também o número um mundial Jannik Sinner, que prosseguiu a sua caminhada na defesa do cetro conquistado no ano passado com uma vitória, por 6-3, 6-4 e 6-2, frente ao norte-americano Marcos Giron (46.º).

Ao contrário do seu compatriota, a 'sensação' Learner Tien, o 'qualifier' e 121.º mundial que afastou o vice-campeão em título Daniil Medvedev na segunda ronda, avançou para os oitavos de final, tornando-se, aos 19 anos, o mais jovem tenista a alcançar esta fase em Melbourne Park desde Rafael Nadal em 2005.

Nos 'oitavos', mas no quadro masculino de pares, estão também os portugueses Nuno Borges e Francisco Cabral, que venceram hoje o indiano Sriram Balaji e o mexicano Miguel Reyes-Varela, por 7-6 (7-1), 4-6 e 6-3, em duas horas e nove minutos.

Os tenistas lusos, que igualaram já a sua melhor prestação enquanto dupla em Grand Slams, irão agora defrontar os neerlandeses Botic Van de Zandschulp e Tallon Griekspoor no domingo.

Do lado feminino, inevitavelmente o destaque é Svitolina, até porque Iga Swiatek, a número dois mundial, simplesmente 'atropelou' a britânica Emma Raducanu, a campeã do Open dos Estados Unidos de 2021, impondo-se com os parciais de 6-1 e 6-0.

Finalista em Roland Garros e em Wimbledon no ano passado, Jasmine Paolini chegou ao primeiro 'major' da temporada como uma das grandes candidatas ao troféu e hoje pareceu 'lançada' para seguir em frente, depois de vencer o primeiro parcial por 6-2.

Mas, com Monfils já sentado na sua 'box' na Margaret Court Arena, onde tinha vencido horas antes, a 27.ª jogadora mundial conseguiu a reviravolta no marcador, afastando a quarta cabeça de série, que, tal como Fritz, é a mais alta a ser eliminada no seu quadro até ao momento.

"Quero dizer que fiquei inspirada depois da vitória do meu marido", brincou, evocando a resiliência ucraniana como o 'segredo' para o seu sucesso de hoje.

Nos 'oitavos', Svitolina encontrará a russa Veronika Kudermetova (75.º), que afastou a brasileira Bia Haddad Maia, 15.ª cabeça de série, em dois sets.

Já Elena Rybakina, a sexta cabeça de série, alcançou pela segunda vez na carreira os 'oitavos' em Melbourne Park, onde foi finalista em 2023, graças a um triunfo frente à ucraniana Dayana Yastremska.

Oitava pré-designada, Emma Navarro também cumpriu, impondo-se à histórica tunisina Ons Jabeur, antiga número dois mundial, em três parciais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1820
12Gil Vicente1719
13Estrela1716
14Arouca1816
15C.D. Nacional1716
16AVS1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas