O Sporting defronta, esta quarta-feira, o Leipzig em terreno alemão, em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, numa partida inédita entre os dois clubes, que nunca se defrontaram na sua história.
As duas equipas encontram-se em pontos de situação muito diferentes na competição, uma vez que, enquanto os leões procuram garantir uma posição de playoff, os alemães já não têm qualquer possibilidade de seguir em frente na prova milionária.
O Sporting vem de duas derrotas na Liga dos Campeões, ambas ainda com João Pereira no comando técnico leonino, em casa frente ao Arsenal (1-5) e fora de portas diante do Club Brugge (2-1). Rui Borges procura reverter a situação e relançar o apuramento, que ainda pode acontecer de forma direta, uma vez que os lugares que o permitem estão apenas a três pontos.
O caso do Leipzig é completamente oposto. Os alemães não lutam por objetivos na competição, depois de seis derrotas nos mesmos jogos disputados, onde defrontaram o Atlético Madrid, a Juventus, o Liverpool, o Celtic, a Inter e o Aston Villa, sendo atualmente uma de três equipas já eliminadas desta edição da Champions, em conjunto com o Slovan Bratislava e o Young Boys. Ainda assim, a turma comandada por Marco Rose procurará usar esta partida para galvanizar o momento de forma atual em que obtiveram um triunfo nos últimos quatro jogos na Liga alemã, onde se encontram na 5.ª posição, com 31 pontos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quarta-feira, na Red Bull Arena, com arbitragem do lituano Manfredas Lukjancukas, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Marco Rose
Elogios a Gyokeres: "É incrivelmente faminto, marca golos lindos e marca-os em todas as situações. É um grande jogador (...), tem estatísticas incríveis, tem quase mais golos do que jogos."
Duelo enquanto treinador do Dortmund: "O Sporting era uma equipa forte quando joguei contra eles durante a minha passagem pelo BVB (Liga dos Campeões de 2021/22), e ainda hoje é forte."
Garantia de que lutará pela vitória: "Quero sempre ganhar. É exatamente por isso que não vamos entrar em campo com menos motivação, porque é sempre sobre ganhar. É preciso encarar cada jogo da mesma forma, independentemente de já ter sido eliminado ou não."
Rui Borges
Estreia na Liga dos Campeões: "É um sonho. Há um ano estava no sofá a olhar para os jogos e sonhava estar presente. Orgulho-me do que nos trouxe até aqui. O trabalho, a simplicidade, a maneira simples de ser. Trabalhámos imenso para chegar aqui. É continuar o nosso caminho, não desviar".
Trajeto na Champions: "Uma equipa como o Sporting só pensa em ganhar. Há adversários que vão criar mais problemas, mas dentro da nossa maneira de estar e ADN do clube vamos lutar sempre pela vitória. O objetivo é o playoff e temos que ganhar o jogo de amanhã. Na Champions teve um trajeto difícil, mas não apaga em nada a sua qualidade e os problemas que vão criar amanhã. Temos que ganhar e saber o que temos de controlar, de olho no playoff".
Ausência de adeptos: "Era algo que queríamos porque os adeptos têm sido muito importantes. Tem sido importante o carinho e o calor que têm criado à nossa volta. Fisicamente não estão, mas em casa estão sofrer com a equipa e a passar essa energia".
Últimos resultados
Leipzig: EDVDV
Sporting: VEVEV
Últimos onzes
Leipzig: Péter Gulácsi, Nicolas Seiwald, Lukas Klostermann, Willi Orbán, Ridle Baku, Arthur Vermeeren, David Raum, Kevin Kampl, Antonio Nusa, Xavi Simons, Chris Baumgartner.
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Geny Catamo, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Conrad Harder.
Ausências
Leipzig: Benjamin Henrichs, Assan Ouédraogo e André Silva (lesionados).
Sporting: Eduardo Quaresma, Matheus Reis e Nuno Santos (lesionados) e Marcus Edwards (decisão técnica).
Leia Também: Baixa confirmada no Sporting para deslocação a Leipzig