Alexandre Mestre propõe microcrédito para atletas e Universidade Olímpica

Alexandre Mestre, candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), propôs hoje, numa carta enviada às federações, a criação de uma linha de microcrédito para os atletas e de uma Universidade Olímpica.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/01/2025 11:24 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

Na missiva, a que a agência Lusa teve acesso, a candidatura do antigo secretário de Estado do Desporto propõe a "criação de um fundo ou programa de garantia desportiva dedicado a oferecer microcréditos acessíveis para apoiar a preparação e participação dos atletas em competições internacionais".

 

Para Alexandre Mestre, este crédito pode ser transformado em "subsídio a fundo perdido em caso de obtenção de medalhas ou diplomas olímpicos", e pretende também criar "mecanismos de acompanhamento e mentoria financeira para a gestão eficiente dos recursos pelos atletas".

O candidato quer ainda criar uma central de compras partilhadas, que permita a "aquisição conjunta de equipamentos e materiais desportivos" e a negociação centralizada com fornecedores.

Alexandre Mestre quer também criar a Universidade Olímpica Portuguesa (UOP), "uma instituição de ensino superior ou um 'hub' de ensino superior nacional e internacional, especializada no desenvolvimento académico, técnico e profissional de atletas, treinadores, gestores desportivos e outros agentes do ecossistema desportivo".

A UOP terá, de acordo com a carta de Mestre às federações, programas específicos para atletas e formação de agentes desportivos, além de um centro de inovação e tecnologia desportiva, com, entre outros, laboratórios de alta tecnologia.

Alexandre Mestre voltou ainda a falar de um canal de televisão olímpico, com cobertura equitativa de todas as modalidades e que seria um fonte de receita e visibilidade para as federações.

Além de Alexandre Mestre, concorrem à presidência do organismo o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o também antigo secretário de Estado do Desporto Laurentino Dias.

Para ser validada pela Comissão Eleitoral, cada uma das candidaturas às eleições de 19 de março tem de ser subscrita por "pelo menos um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos", ou seja, nove.

As eleições marcadas para 19 de março vão eleger o sucessor de Artur Lopes, que assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino em agosto passado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Parque Automóvel

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas