O Sporting teve de sofrer para levar de vencida, este domingo, na receção ao Farense, por 3-1, em jogo da 20.ª jornada da I Liga. Um triunfo sofrível antes da viagem na próxima ronda ao Estádio do Dragão.
Numa partida com três golos apenas na primeira parte, Fresneda abriu a contagem e estreou-se a marcar pelo clube de Alvalade. Diomande ampliou a contagem leonina e Lucas Áfrico reduziu para os algarvios. Pelo meio, Geny Catamo saiu lesionado e aumentou a lista de indisponíveis do clube de Alvalade. Já na parte final do encontro, Conrad Harder utilizou o peito e marcou o golo da tranquilidade dos campeões nacionais.
Filme do jogo:
Talvez tendo em vista o Clássico com o FC Porto na próxima sexta-feira, Rui Borges surpreendeu nas escolhas para a receção aos leões de Faro. Viktor Gyokeres e Hidemasa Morita nem sequer foram para a ficha de jogo e ficaram a recuperar para a partida da próxima semana. O Sporting dominou por completo no arranque da partida e foi sem surpresa que abriu a contagem aos 11 minutos. Na sequência de um cruzamento rasteiro de Harder para o coração da área, Fresneda apareceu em zona de finalização e encostou para a estreia a marcar com a camisola leonina, ele que até foi apontado à saída dos lisboetas neste mês de janeiro.
Pouco depois, Francisco Trincão tentou a sua sorte e o remate passou muito perto do poste direito da baliza de Ricardo Velho. Na área contrária, e após um remate prensado de Miguel Menino em Hjulmand, o Farense pediu mão do dinamarquês. António Nobre ouviu o VAR e mandou seguir. Mas como nem sempre há sorrisos, houve novo revés para o já extenso boletim clínico do Sporting. Geny Catamo lesionou-se e teve de ser retirado de maca.
Rui Borges ainda lamentava nova dor de cabeça quando o Sporting ampliou a vantagem aos 26 minutos. Após um pontapé de canto batido por Francisco Trincão, Diomande apareceu no sítio certo para fazer o segundo, após um cabeceamento fulminante no coração da área. Logo de seguida, aos 38 minutos, Trincão tentou fazer o gosto ao pé e obrigou Ricardo Velho a uma excelente defesa.
Apesar de o Sporting estar a vencer tranquilamente por 2-0, com golos dos surpreendentes Fresneda e Diomande, os algarvios não baixaram os braços e foram apostando na velocidade de Elves Baldé e Paulo Victor para tentar surpreender o conjunto de Alvalade... e aconteceu mesmo. Em cima do apito para o intervalo, e após uma jogada de Baldé pela esquerda, Lucas Áfrico antecipou-se à marcação e relançou os algarvios no encontro.
Suspense... até à peitada final do dinamarquês goleador
Para a segunda parte Tozé Marreco lançou Rivaldo Morais no lugar de Pastor. O Farense foi fazendo o que pôde para tentar igualar o resultado e Rui Silva foi obrigado a aplicar-se para defender o remate de Elves Baldé aos 50 minutos. O lance foi anulado por fora de jogo. Rui Costa, entretanto lançado na partida, cabeceou por cima da baliza do Sporting ao minuto 56, com nova tentativa aos 63', fraco e fácil para Rui Silva segurar.
O Sporting respondeu aos 74 minutos. Trincão queria mesmo fazer o golo na partida e atirou em arco para defesa vistosa de Ricardo Velho. Aos 71', Quenda cruzou da direita e Ricardo Velho desviou para canto. No minuto seguinte, Gonçalo Inácio até levou as mãos à cabeça com o falhanço que protagonizou. O central tinha tudo para marcar, mas encheu o pé esquerdo para atirar ao lado da baliza algarvia.
Já dentro dos dez minutos finais, o Farense quase aproveitava um susto para marcar. Rui Silva desentendeu-se com Gonçalo Inácio e Darío Poveda quase aproveitava para descontar. Valeu a atenção de Diomande, quando Rui Costa se aproximava. Aos 85 minutos, Elves Baldé seguia disparado para a baliza, mas um corte impecável de Maxi Araújo anulou o que poderia ser um lance de perigo para os verde e brancos.
O Sporting acabaria por sentenciar as dúvidas no marcador aos 88 minutos. Matheus Reis cruzou da esquerda, de forma tensa, e Harder, com o peito, assinou o 3-1, colocando pressão nos rivais Benfica e FC Porto antes da ida até ao Estádio do Dragão.
Contas feitas, o Sporting lidera o campeonato com 50 pontos, mais nove do que o Benfica que mais logo joga com o Estrela da Amadora, e que o FC Porto que na segunda-feira fecha a ronda com uma visita ao Rio Ave. O Farense segue no penúltimo lugar com 15 pontos.
Momento do jogo: Conrad Harder colocou um ponto final nas dúvidas com um desvio com o peito já perto do apito final.
Equipas iniciais
Onze do Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Geovany Quenda e Conrad Harder.
Suplentes: Franco Israel, Matheus Reis, St. Juste, Debast, Ricardo Esgaio, João Simões, Eduardo Quaresma, Rafael Nel e Afonso Moreira.
Onze do Farense: Ricardo Velho, Lucas Áfrico, Marco Moreno, Derick Poloni, Pastor, Zé Carlos, Cláudio Falcão, Paulo Victor, Miguel Menino, Elves Baldé e Tomané.
Suplentes: Kaique, Artur Jorge, Tomás Ribeiro, Alex Bermejo, Dário, Rui Costa, Seruca, Rivaldo e Rafael Teixeira.
Antevisão
É um Sporting descansado na liderança do campeonato aquele que, este domingo, recebe em Alvalade o aflito Farense, em jogo válido para a 20.ª jornada da I Liga.
Os campeões nacionais regressam ao campeonato animados pelo apuramento para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, após um saboroso empate na receção ao Bologna. Além do mais, contam com seis pontos de vantagem sobre os rivais Benfica e FC Porto, sendo que os encarnados jogam também hoje diante do Estrela da Amadora.
Este avizinha-se se um encontro teoricamente mais fácil para os leões e que antecede a visita ao Estádio do Dragão, na próxima ronda. O Farense, com apenas uma vitória em 10 jogos fora de casa, procura afastar-se da zona de despromoção.
Na última partida entre as duas equipas, na primeira volta do campeonato, o Sporting foi a Faro golear por 5-0, com um hattrick de Viktor Gyokeres. Ainda assim, o avançado sueco tem limitações físicas e poderá ficar de fora da partida deste domingo.
O encontro entre Sporting e Farense, que será ajuizado por António Nobre, tem apito inicial aprazado para as 18h00 deste domingo, no Estádio de Alvalade, e poderá acompanhá-la, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Biel já chegou a Lisboa para assinar pelo Sporting