Rio Ave-FC Porto: Dragão procura reerguer-se com 'nova vida' de Anselmi

Encontro tem início aprazado para as 20h45 desta segunda-feira.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
03/02/2025 07:07 ‧ 03/02/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

É um FC Porto longe da melhor forma no campeonato aquele que, esta segunda-feira, joga em casa do Rio Ave, no jogo que encerra a jornada 20 da I Liga. Após as vitórias de Sporting e Benfica, os azuis e brancos estão quase que obrigados a vencer em Vila do Conde.

 

Depois de duas derrotas e um empate, responsáveis pela saída do treinador Vítor Bruno, os portistas vão até aos Arcos já sob o comando de Martín Anselmi, no primeiro jogo do argentino no campeonato e que se segue à vitória ante o Maccabi Tel Aviv na estreia.

O Rio Ave, nono posicionado, perdeu um único jogo em casa (o último, com o Sporting, por 3-0) e vai ter pela frente um adversário que estará privado de dois jogadores influentes, os espanhóis Nico González e Samu, melhor marcador da equipa, por castigo.

A partida entre Rio Ave e FC Porto, que será ajuizada por Gustavo Correia, tem apito inicial aprazado para as 20h45 desta segunda-feira no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde.

Treinadores em discurso direto

Petit

Adversário: "Vamos estar preparados, mas a olhar mais para o que temos de fazer. Temos de ser intensos, agressivos nos duelos, com personalidade com bola, e a saber os momentos do jogo. Serão duas equipas a tentar vencer, mas esperamos tirar pontos do FC Porto."

Mudança no esquema tático: "Será um FC Porto com uma ideia de jogo diferente. Analisámos o último jogo que fizeram [na Liga Europa], assim como algumas coisas que o treinador fazia no clube anterior, o Cruz Azul [do México]. Tem um processo bem definido, com uma linha de três [na defesa], projetando muito os laterais, com um losango no meio-campo e um homem a atacar a profundidade."

Rival galvanizado: "Tem sido uma época muito atípica. Desde que estou no futebol não me lembro de haver uma temporada em que os três 'grandes' mudaram de treinador. Mas é normal que nestas mudanças os jogadores se galvanizem e tentem absorver uma ideia arrojada e diferente do habitual."

Martín Anselmi

Contornar a postura defensiva das equipas: "No México as equipas fechavam-se muito porque ganharam-nos muito respeito. Não é fácil entrar num bloco tão baixo como o que vimos no outro dia, com o Santa Clara, mas há que aproveitar as pequenas oportunidades e ser eficaz. É aqui que está a questão. Aprender jogo a jogo, mas podermos encontrar outras alternativas para dar a volta a um bloco baixo. Já o disse, não sei quando, não vão conseguir etiquetar-me, em termos de tática. É o rival que me diz como vamos atacar e como podemos fazer estragos. No futebol é preciso construir a todo o momento. Temos um plano de jogo para este encontro e para o seguinte teremos outro. Será outra história, outra situação e outro cenário. O meu trabalho é dar ferramentas aos jogadores para poder enfrentar o próximo jogo."

FC Porto sem margem de erro porque já perdeu muitos pontos: "Na Europa acontece o mesmo... Não gosto de estatísticas, de onde se vem, para onde se vai ou de onde vemos. Gastar energia... A situação é esta, há que continuar a competir. Não vamos perder tempo a pensar que se não ganharmos, vamos ficar a nove pontos... Temos de gastar o nosso tempo a planear os jogos e a competir."

Jogo em cima do fecho de mercado: ""É o que é. É assim. Calhou-nos jogar com o mercado em aberto. Vai encerrar instantes depois do jogo terminar. De todo o modo, o nosso clube tem de ser profissional e ter a mente no presente. Tens de estar a render para o teu clube. O destino dirá onde poderá chegar." 

Últimos resultados

Rio Ave: V-E-V-D-V

FC Porto: D-D-D-E-V

Últimos onzes

Rio Ave: Cezary Miszta, Marious Vrousai, Andreas Ndoj, Pancho Petrasso, Omar Richards, Demir Tiknaz, Brandon Aguilera, Ole Pohlmann, Tiago Morais, Clayton Silva, Kiko Bondoso.

FC Porto: Diogo Costa, Tiago Djaló, Stephen Eustáquio, Otávio Ataíde, João Mário, Nico González, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Danny Namaso, Fábio Vieira.

Ausências

Rio Ave: (-)

FC Porto: Martim Fernandes, Iván Marcano e Grujic (lesão).

Leia Também: FC Porto estará a negociar extremo que esteve na agenda do Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão viaja para Paris e mostra apoio a João Neves

Madalena Aragão

Madalena Aragão viaja para Paris e mostra apoio a João Neves

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

BYD

Ver para crer: Yangwang U9 (da BYD) pode dançar graças à sua suspensão

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas