O mercado de transferências de inverno chegou, na noite de terça-feira, ao fim nas principais Ligas europeias e também em Portugal as últimas horas foram palco de muita agitação. Benfica, FC Porto e Sporting apresentaram os mais recentes reforços, mas o principal destaque vai para as vendas milionárias operacionalizadas pelos dragões.
Muitos milhões no Dragão
O FC Porto vendeu em janeiro duas peças basilares na equipa agora orientada por Martín Anselmi: Galeno e Nico González.
O internacional brasileiro mudou-se para a Arábia Saudita, depois de ter visto a mudança cair no último verão, e passou a vestir a camisola do Al Ahli, que investiu 50 milhões de euros na sua contratação.
Dias depois, e já num ato de desespero por parte do Manchester City, que tanto procurava um novo médio para dar a Pep Guardiola, também Nico González deixou o Dragão, rumando ao campeão inglês a troco de 60 milhões de euros - valor da sua cláusula de rescisão.
No que toca a saídas do plantel sobram ainda os casos de Wendell, que saiu a custo zero no negócio com o São Paulo - já lá vamos - e Iván Jaime, que regressou a Espanha para jogar no Valencia a título de empréstimo. Também Fran Navarro rumou ao Sp. Braga, cedido, com o clube minhoto a ficar com uma cláusula de compra no valor de três milhões de euros.
Em sentido inverso, William Gomes foi o reforço mais caro para a equipa azul e branca, custando nove milhões de euros e oriundo do São Paulo, que também emprestou o lateral João Moreira, que foi integrado na equipa B, com o FC Porto a ficar com opção de compra no valor de dois milhões de euros.
Ontem, segunda-feira, foi a vez de Tomás Pérez ter sido oficializado como reforço, oriundo do Newell's Old Boys, tendo custado três milhões de euros e ficando 'blindado' por uma cláusula de 60 milhões.
Feitas as contas, a saída de Galeno acabaria por ser colmatada por William Gomes, mas no caso de Nico González, o FC Porto fica desfalcado no meio-campo, com o nome de Tomás Handel a cair por terra.
Entradas:
- William Gomes
- Tomás Pérez
Saídas:
- Nico González
- Galeno
- Fran Navarro (emprestado)
- Wendell (custo zero)
- Iván Jaime (emprestado)
Trio aterrou na Luz ontem
Por seu turno, o Benfica apresentou três dos quatro reforços de inverno ontem, dois deles vindo de Itália e outro trata-se de um 'velho conhecido' do futebol português. Andrea Belotti foi emprestado pelo Como, ficando por saber, no entanto, se existe alguma cláusula ou opção de compra, algo que os encarnados não esclareceram.
Também por empréstimo chegou Samuel Dahl, vindo da AS Roma, sendo que mais uma vez o Benfica não confirmou se existe, de facto, uma opção de compra acionável no final da época.
O caso de Bruma é diferente. O internacional português deu o salto para o Benfica a título definitivo - assinou até 2028 -, deixando o Sp. Braga a troco de 6,5 milhões de euros.
Semanas antes já havia chegado Manu Silva ao Benfica, contratado ao Vitória SC, depois de ter estado com um pé no Wolverhampton, de Inglaterra. As águias pagaram 12 milhões de euros pelo médio de 23 anos.
Apesar do quarteto de reforços, o mercado do Benfica ficou longe de ser um sucesso, uma vez que jogadores como Arthur Cabral ou Benjamín Rollheiser ficaram sem colocação, sendo que ainda podem sair para alguns mercados fora da Europa, como a Turquia.
Consumadas ficaram as saídas de Jan-Niklas Beste, para o Friburgo, por oito milhões de euros, e de Issa Kaboré, que foi devolvido antecipadamente ao Manchester City depois de ter sido emprestado no verão.
Entradas:
- Manu Silva
- Bruma
- Samuel Dahl (emprestado)
- Andrea Belotti (emprestado)
Saídas:
- Beste
- Meité (emprestado)
- Issa Kaboré (devolvido)
Leões sem fôlego em janeiro
Menos ativo do que Benfica e FC Porto, o Sporting apenas contratou dois novos jogadores e vendeu outro. Biel Teixeira foi apresentado ontem, chegou do Bahia por um montante de seis milhões de euros, ao passo que Rui Silva já havia sido anunciado a meio do mês de janeiro, assumindo a baliza dos leões.
Por seu lado, Marcus Edwards regressou a Inglaterra, pela porta do Burnley, depois de ter sido afastado por Rui Borges e pode render um montante de cerca de 10 milhões de euros no final da época, caso o clube inglês consiga alcançar a desejada subida à Premier League.
Relativamente aos leões muito se falou da chegada de um novo lateral direito, mas nomes como de Alberto ou Andrés García acabaram por fugir para outros clubes.
Entradas:
- Rui Silva
- Biel Teixeira
Saídas:
- Marcus Edwards (emprestado)
Leia Também: Fim do mercado: Trio no Benfica, Nico deixa FC Porto e Félix no Milan