Descontos com golo e expulsões ditam empate no FC Porto-Sporting

Continuam a ser oito os pontos que separam leões e dragões.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
07/02/2025 22:21 ‧ há 3 horas por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

FC Porto e Sporting empataram (1-1), esta sexta-feira, em jogo da 21.ª jornada da I Liga. Os leões até estiveram com a vitória na mão, mas viram Namaso, já nos descontos, marcar e restabelecer o empate no Estádio do Dragão, continuando, assim, a existir uma distância de oito pontos entre dragões e leões.

 

Além do golo portista, os últimos minutos também ficaram marcados pelas expulsões de Matheus Reis e Diomande, que deixaram o Sporting reduzido a nove jogadores. 

O Benfica, por seu turno, pode aproveitar para encurtar distância face ao primeiro lugar. Para tal, precisa de vencer amanhã, sábado, o Moreirense. Se tal acontecer, passará a ficar a quatro pontos da liderança que, diga-se, continua pintada de verde e branca. 

Filme do jogo

O Clássico começou a bom ritmo no Estádio do Dragão, mas as oportunidades de golo tardaram em aparecer. Os dragões entraram em campo com vontade de chegar à baliza à guarda de Rui Silva, mas foram esbarrando na muralha defensiva dos leões, que tentavam apanhar o rival em contrapé sempre que possível. 

Só perto da meia hora de jogo o perigo apareceu no Dragão. Eustáquio, aos 26 minutos, acertou na trave após uma perda de bola de Gonçalo Inácio, para logo a seguir Samu tentar fazer o chapéu de uma vida a Rui Silva, que conseguiu controlar a situação. 

Minutos antes, o Sporting havia sofrido um duro revés com João Simões a ser forçado a deixar o relvado devido a lesão. O jovem médio não escondeu as lágrimas e obrigou Rui Borges a improvisar, recorrendo novamente a Debast como médio mais recuado. 

Simões abandonou Clássico em lágrimas e atenção ao gesto de Mora e Samu

Simões abandonou Clássico em lágrimas e atenção ao gesto de Mora e Samu

Jovem médio do Sporting lesionou-se.

Notícias ao Minuto | 21:47 - 07/02/2025

O Sporting tentou responder logo depois, mas as investidas leoninas acabavam invariavelmente a ser anuladas, muito por culpa da falta de inspiração de Daniel Bragança e Conrad Harder.

Francisco Trincão, por seu turno, também parecia desaparecido do jogo e tentou um momento de magia em busca do golo, mas o remate potente saiu ao lado da baliza de Diogo Costa. 

No entanto, era no outro corredor que o perigo estava à solta, pelos pés de Geovany Quenda. O jovem português abriu caminho pela ala esquerda, deixou vários adversários para trás e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Iván Fresneda (42') para bater forte para dentro da baliza do FC Porto, inaugurando o marcador no Estádio do Dragão. 

Quenda 'desfez' defesa do FC Porto e Fresneda quebrou o nulo no Clássico

Quenda 'desfez' defesa do FC Porto e Fresneda quebrou o nulo no Clássico

Lateral espanhol em foco.

Notícias ao Minuto | 22:03 - 07/02/2025

O intervalo acabaria por chegar e o Sporting regressava ao balneário na dianteira do marcador. Nos segundos 45 minutos pedia-se uma reação do FC Porto. 

A segunda parte arrancou novamente a bom ritmo e com o FC Porto a querer pegar no jogo, colocando mais unidades mais perto da baliza adversária. Aos 58 minutos até se gritou golo no Dragão, mas Tiago Djaló estava em situação de fora de jogo e João Pinheiro anulou, de pronto, o golo ao FC Porto. 

Os dragões ficaram, ainda assim, altamente moralizados com o lance e continuaram a carregar em busca do golo, com Pepê a obrigar Rui Silva a uma defesa muito apertada aos 68 minutos após cruzamento de Moura. 

Rui Borges respondeu com mexidas a partir do banco de suplentes e colocou dois 'pesos pesados' em campo: Morita e Gyokeres renderam Daniel Bragança e Harder no Sporting, ao passo que, do outro lado, Gonçalo Borges entrava para o lugar de Francisco Moura.  

O FC Porto continuava ansiosamente em busca do golo e Martín Anselmi arriscou tudo aos 78 minutos, fazendo entrar em campo Namaso e o reforço William Gomes, abdicando de Alan Varela e João Mário - sim, vários alas e avançados em campo em simultâneo. 

O golo do empate acabaria mesmo por chegar, já numa altura em que poucos acreditavam. Assistido por Samu, que se esticou todo após um cruzamento de Fábio Vieira, Namaso (90'+4) estava no sítio certo para empurrar a bola para o fundo das redes, tirando a vitória ao Sporting - que seria histórica, uma vez que os leões não vencem no Dragão há quase nove anos. 

Antes do apito final, Quenda foi derrubado por Zé Pedro na grande área, mas João Pinheiro entendeu não haver motivos para grandes penalidades, contando com o aval do VAR. Matheus Reis recebeu ordem de expulsão após protestos e Diomande seguiu o mesmo caminho depois de ter encostado a cabeça em Fábio Vieira. 

Com este resultado, o Sporting continua na liderança, agora com 51 pontos, ao passo que o FC Porto prossegue no terceiro posto, com 43, mas sabendo que pode ver o Sp. Braga igualar o registo se vencer, no domingo, o Gil Vicente. 

Os dragões continuam longe de poderem lutar pelo título, mas o cenário seria ainda mais trágico se a vitória do Sporting tivesse sido consumada. 

Momento do jogo: O golo de Namaso salvou o FC Porto de uma derrota e servirá de balão de oxigénio para o que falta da temporada. 

Equipas iniciais

Pré-jogo

19h55: Aquecimento finalizado e quase tudo pronto para o apito inicial. O jogo entre FC Porto e Sporting está agendado para as 20h15. 

19h06: Aí está os onzes do Clássico! Confira AQUI

19h02: O autocarro do Sporting também já está na garagem do Estádio do Dragão. 

18h57: A comitiva do FC Porto já está no Estádio do Dragão. Stephen Eustáquio foi o primeiro jogador a sair do autocarro. 

18h36: Também o autocarro que leva a comitiva do Sporting já deixou o hotel em Gaia e vai viajar até ao Dragão. As portas do estádio já abriram há 20 minutos. 

18h26: A comitiva do autocarro deixa agora a unidade hoteleira em Espinho e ruma até ao Estádio do Dragão. 

18h20: O FC Porto vai alinhar com o equipamento principal. 

18h15: Recorde aqui o que disseram Martín Anselmi e Rui Borges nas respetivas conferências de imprensa. 

18h05: O FC Porto acaba de anunciar que o Estádio do Dragão está com lotação esgotada. Já não há bilhetes para o FC Porto-Sporting! 

17h42: Por seu turno, o Sporting já mostrou o equipamento que vai usar no Dragão.

17h40: O FC Porto já deu o 'pontapé de saída' nas redes sociais e garante ter uma coreografia preparada. 

17h30: Hora de recordar aqueles que são os onzes prováveis de FC Porto e Sporting. Surpresas ou talvez não? Veja aqui aquelas que devem ser as opções iniciais de Martín Anselmi e Rui Borges

17h15: Faltam três horas para o apito inicial no Estádio do Dragão. Hoje é dia de Clássico! 

FC Porto-Sporting: Um Clássico de estreias, com o futuro por definir

FC Porto-Sporting: Um Clássico de estreias, com o futuro por definir

Apito inicial está marcado para as 20h15 desta sexta-feira.

Notícias ao Minuto | 07:30 - 07/02/2025

Antevisão 

O FC Porto recebe, esta sexta-feira, o Sporting em jogo da 21.ª jornada da I Liga, num Clássico que poderá ser mesmo decisivo nas contas finais do título. 

Os dragões vão entrar em campo sob pressão máxima, naquela que também será a estreia de Martín Anselmi, uma vez que estão a oito pontos do líder e rival leonino, que visitará o Estádio do Dragão numa situação muito confortável. 

Este será o quarto duelo entre FC Porto e Sporting nesta temporada, com duas vitórias para os leões, mas com os portistas conquistaram a Supertaça em agosto, em Aveiro.

O pontapé de saída no Estádio do Dragão está agendado para as 20h15 desta sexta-feira e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências desta partida entre FC Porto e Sporting no Desporto ao Minuto. João Pinheiro é o árbitro nomeado para ajuizar o Clássico. 

Leia Também: FC Porto-Sporting: Um Clássico de estreias, com o futuro por definir

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Cristiano Ronaldo após o primeiro golo com 40 anos

Redes Sociais

A reação de Cristiano Ronaldo após o primeiro golo com 40 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2044
3FC Porto2143
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há quatro razões para optar por um Renault Clio a GPL

Renault

Há quatro razões para optar por um Renault Clio a GPL

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas