O empate sofrido pelo Sporting frente ao FC Porto (1-1), na passada sexta-feira, impediu Rui Borges de fazer o que ainda não conseguiu desde a chegada a Alvalade: somar dois triunfos consecutivos.
Após sequências distintas de resultados deixadas por Ruben Amorim e João Pereira, o treinador ex-Vitória SC foi o escolhido por Frederico Varandas para liderar os campeões nacionais, já desde aquela última semana algo atribulada de 2024, ano que até fechou com um triunfo frente ao Benfica (1-0), no seu jogo de estreia.
A verdade é que, desde então, o Sporting tem oscilado, sobretudo, entre vitórias e empates, excetuando apenas a derrota sofrida frente ao Leipzig (1-0), como sendo a única, até então, em tempo regulamentar, num total de dez jogos.
Embalo do dérbi não foi esclarecedor
O calendário era altamente desafiante e, após derrotar o eterno rival, o clube de Alvalade não foi além de um empate frenético em Guimarães, frente ao Vitória SC (4-4), precisamente a antiga equipa de Rui Borges, no arranque de 2025. A esse jogo 'de loucos', seguiu-se o triunfo diante do FC Porto (1-0), no Clássico que abriu a final four da Taça da Liga, competição que acabaria por perder para o Benfica, nas grandes penalidades (3-5), após um empate (1-1).
O Sporting reagiu com um triunfo consistente frente ao Rio Ave (0-3), mas logo a seguir 'derrapou' na Alemanha, na Liga dos Campeões, antes de receber e bater o Nacional (2-0), naquele que foi o primeiro de três jogos seguidos em Alvalade em 2025 - a seguir veio o empate com o Bologna (1-1) no apuramento para o playoff da prova milionária e a vitória, por 3-1, diante do Farense, de novo na I Liga.
Sporting perdeu ainda dois jogadores (Matheus Reis e Ousmane Diomande) para a próxima jornada, fruto da confusão nos instantes finais.© Getty Images
Com a oportunidade de (finalmente) 'meter a segunda', a equipa de Rui Borges voltou a marcar passo e permitiu que o seu rival chegasse ao empate em tempo de descontos, por intermédio de Danny Namaso (90+3'), seguindo-se agora uma complexa receção ao Borussia Dortmund, na primeira mão do playoff da Liga dos Campeões, de olho nos 'oitavos' da prova milionária.
Leia Também: Sporting 'arrasado' após Clássico com FC Porto: "Uns nabos"