O Benfica voltou, este sábado, a aproximar-se do primeiro lugar da I Liga, depois de vencer (3-2) na receção ao Moreirense, em jogo da 21.ª jornada da I Liga. A vitória, com certeza, contou com um sabor agridoce para o técnico Bruno Lage, que, provavelmente, irá perder dois jogadores para os próximos tempos, casos do defesa-direito Bah e do médio Manu Silva, ambos com aparentes lesões num dos joelhos.
Nas contas pelo campeonato, o Benfica fica agora a 4 pontos do líder Sporting, ao passo que o Moreirense, depois de um início de campeonato promissor, somou o oitavo jogo consecutivo sem vencer.
Filme do jogo
No Estádio da Luz, os encarnados desde muito cedo colocaram velocidade e intensidade no processo ofensivo e foram recompensados com dois golos no primeiro quarto de hora. Aos 7 minutos, Vangelis Pavlidis cobrou com sucesso uma grande penalidade, após o VAR vislumbrar um braço na bola de Dinis Pinto, após cruzamento de Álvaro Carreras. Pouco depois, aos 15 minutos, Vangelis Pavlidis voltou a confirmar o bom momento individual – 4.º golo em 3 jogos - e bisou na partida, na sequência de um pontapé de canto.
Apesar dos dois golos de desvantagem, a formação cónega não abanou e causou, aos 19 minutos, calafrios na Luz, com o belo golo de Benny, já dentro da área. A partir daqui, o jogo entrou num conjunto de incidências infelizes para o lado das águias, que viram Bah e Manu Silva, num espaço de poucos minutos, abandonarem o encontro, fruto de lesões.
O jogo baixou de ritmo e os locais voltaram a utilizar a bola parada para ferir o adversário. Aos 42 minutos, Orkun Kokçu assumiu a cobrança de um pontapé de canto e colocou a bola mesmo a jeito de uma cabeçada fulminante de Otamendi, dando um maior conforto para a segunda parte.
Na etapa complementar, os motivos de interesse foram muito poucos. Inconscientemente, os jogadores encarnados pouparam esforços a pensar no desafio ante o AS Monaco, desta quarta-feira (20h), no Principado, para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A incapacidade de criar jogadas de perigo causou alguma apreensão nos adeptos encarnados, insatisfeitos com o desempenho da equipa. O técnico Bruno Lage ainda promoveu as estreias dos avançados Bruma e Belotti, com este último a deixar bons sinais.
A total desconcentração dos jogadores encarnados voltou a vir ao de cima e Álvaro Carreras ofereceu, aos 85 minutos, golo a Ivo Rodrigues. Os últimos minutos foram de grande emoção, mas os locais conseguiram resistir ao assalto final do adversário.
Com este resultado, o Benfica continua no 2.ª lugar, agora com 47 pontos, aumentando ainda a distância para o FC Porto, ao passo que o Moreirense prossegue no 11.º lugar, com 23.
Momento do jogo: O golo de Otamendi, perto do intervalo, permitiu o Benfica gerir com mais conforto o encontro, com pensamento já no jogo da Liga dos Campeões.
Equipas iniciais
ONZE DO BENFICA: Anatoliy Trubin, Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Manu Silva, Andreas Schjelderup, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoğlu, Vangelis Pavlidis
ONZE DO MOREIRENSE: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Ofori, Antonisse, Rúben Ismael, Alanzinho, Benny, Guilherme Schettine
Antevisão
O Benfica recebe, esta sábado, o Moreirense em jogo da 21.ª jornada da I Liga, numa partida que poderá permitir as águias reduzirem a desvantagem pontual para o líder Sporting, que registou um empate (1-1) no terreno do FC Porto.
A comitiva benfiquista, orientada por Bruno Lage, tentará conjugar os três pontos com uma boa exibição, de modo a trazer maior confiança para o jogo de terça-feira (20h) frente ao AS Monaco, no Principado, para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Este será o segundo duelo entre Benfica e Moreirense nesta temporada, sendo que os cónegos conseguiram alcançar um empate (1-1) na 1.ª volta do campeonato.
O pontapé de saída no Estádio da Luz está agendado para as 18h e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto. Bruno Costa é o árbitro nomeado para apitar o encontro.
Leia Também: Benfica-Moreirense: Manter a perseguição ao líder no conforto de casa