Benfica mantém perseguição ao Sporting com vitória 'acidentada'

Águias venceram (3-2) Moreirense e tiram proveito do empate do Clássico no Dragão. Pavlidis marca pelo terceiro jogo consecutivo e erros individuais voltam a 'tramar' Bruno Lage, que perde Bah e Manu Silva para a Liga dos Campeões

Notícia

© Getty Images

Luis Júnior
08/02/2025 19:59 ‧ 08/02/2025 por Luis Júnior

Desporto

I Liga

O Benfica voltou, este sábado, a aproximar-se do primeiro lugar da I Liga, depois de vencer (3-2) na receção ao Moreirense, em jogo da 21.ª jornada da I Liga. A vitória, com certeza, contou com um sabor agridoce para o técnico Bruno Lage, que, provavelmente, irá perder dois jogadores para os próximos tempos, casos do defesa-direito Bah e do médio Manu Silva, ambos com aparentes lesões num dos joelhos.

 

Nas contas pelo campeonato, o Benfica fica agora a 4 pontos do líder Sporting, ao passo que o Moreirense, depois de um início de campeonato promissor, somou o oitavo jogo consecutivo sem vencer.

Filme do jogo

No Estádio da Luz, os encarnados desde muito cedo colocaram velocidade e intensidade no processo ofensivo e foram recompensados com dois golos no primeiro quarto de hora. Aos 7 minutos, Vangelis Pavlidis cobrou com sucesso uma grande penalidade, após o VAR vislumbrar um braço na bola de Dinis Pinto, após cruzamento de Álvaro Carreras. Pouco depois, aos 15 minutos, Vangelis Pavlidis voltou a confirmar o bom momento individual – 4.º golo em 3 jogos - e bisou na partida, na sequência de um pontapé de canto.

Apesar dos dois golos de desvantagem, a formação cónega não abanou e causou, aos 19 minutos, calafrios na Luz, com o belo golo de Benny, já dentro da área. A partir daqui, o jogo entrou num conjunto de incidências infelizes para o lado das águias, que viram Bah e Manu Silva, num espaço de poucos minutos, abandonarem o encontro, fruto de lesões. 

O jogo baixou de ritmo e os locais voltaram a utilizar a bola parada para ferir o adversário. Aos 42 minutos, Orkun Kokçu assumiu a cobrança de um pontapé de canto e colocou a bola mesmo a jeito de uma cabeçada fulminante de Otamendi, dando um maior conforto para a segunda parte.

Na etapa complementar, os motivos de interesse foram muito poucos. Inconscientemente, os jogadores encarnados pouparam esforços a pensar no desafio ante o AS Monaco, desta quarta-feira (20h), no Principado, para o playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A incapacidade de criar jogadas de perigo causou alguma apreensão nos adeptos encarnados, insatisfeitos com o desempenho da equipa. O técnico Bruno Lage ainda promoveu as estreias dos avançados Bruma e Belotti, com este último a deixar bons sinais.

A total desconcentração dos jogadores encarnados voltou a vir ao de cima e Álvaro Carreras ofereceu, aos 85 minutos, golo a Ivo Rodrigues. Os últimos minutos foram de grande emoção, mas os locais conseguiram resistir ao assalto final do adversário.

Com este resultado, o Benfica continua no 2.ª lugar, agora com 47 pontos, aumentando ainda a distância para o FC Porto, ao passo que o Moreirense prossegue no 11.º lugar, com 23.

Momento do jogo: O golo de Otamendi, perto do intervalo, permitiu o Benfica gerir com mais conforto o encontro, com pensamento já no jogo da Liga dos Campeões.

Equipas iniciais

ONZE DO BENFICA: Anatoliy Trubin, Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Manu Silva, Andreas Schjelderup, Orkun Kökçü, Kerem Aktürkoğlu, Vangelis Pavlidis

ONZE DO MOREIRENSE: Kewin Silva, Dinis Pinto, Maracás, Marcelo, Godfried Frimpong, Ofori, Antonisse, Rúben Ismael, Alanzinho, Benny, Guilherme Schettine

Antevisão

O Benfica recebe, esta sábado, o Moreirense em jogo da 21.ª jornada da I Liga, numa partida que poderá permitir as águias reduzirem a desvantagem pontual para o líder Sporting, que registou um empate (1-1) no terreno do FC Porto.

A comitiva benfiquista, orientada por Bruno Lage, tentará conjugar os três pontos com uma boa exibição, de modo a trazer maior confiança para o jogo de terça-feira (20h) frente ao AS Monaco, no Principado, para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

Este será o segundo duelo entre Benfica e Moreirense nesta temporada, sendo que os cónegos conseguiram alcançar um empate (1-1) na 1.ª volta do campeonato.

O pontapé de saída no Estádio da Luz está agendado para as 18h e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto. Bruno Costa é o árbitro nomeado para apitar o encontro.

Leia Também: Benfica-Moreirense: Manter a perseguição ao líder no conforto de casa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Benfica provocado após eliminação na Liga dos Campeões: "Dá prazer"

Nuno Lobo

Benfica provocado após eliminação na Liga dos Campeões: "Dá prazer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Craque do Barcelona conduz um Mercedes ao alcance de poucos

Mercedes-AMG

Craque do Barcelona conduz um Mercedes ao alcance de poucos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas