Jéssica Rodrigues campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo

A portuguesa Jéssica Rodrigues sagrou-se hoje campeã do Mundo júnior de patinagem de velocidade no gelo, na disciplina de mass start, em Collalbo, Itália, conquistando o primeiro título mundial para Portugal nos desportos de inverno.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/02/2025 15:24 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Patinagem

A patinadora madeirense, de 18 anos, entrou na história dos desportos do gelo nacionais ao conquistar o título no Campeonato do Mundo que se está a realizar em Collalbo, numa prova em que a também lusa Francisca Henriques foi quarta.

 

Jéssica Rodrigues acabou a competição com 32 pontos, superando a espanhola Rodríguez Cornejo (21) e a norte-americana Marley Soldan (10), com Francisca Henriques a somar seis pontos.

"A prova no início foi um bocado confusa, porque o pelotão ficou dividido em dois grupos. Decidi resguardar-me para o sprint final e, quando faltava uma volta, saí muito bem para a reta final", resumiu a jovem portuguesa, citada pela assessoria de imprensa da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal).

A jovem patinadora assumiu que tinha "expectativas altas" na disciplina de mass start, agradecendo o trabalho que tem sido desenvolvido pelos seus colegas e treinadores.

"Tem sido um trabalho incrível e que já vem de há alguns anos a esta parte. Saio deste Mundial com a cabeça mais erguida, pois acabei de me sagrar campeã do mundo. Na próxima época, espero conseguir o apuramento para as Taças do Mundo de seniores e a qualificação para os Jogos Olímpicos", pontuou.

Jéssica Rodrigues já tinha obtido o melhor resultado de sempre de um patinador português numa prova da Taça do Mundo de juniores, ao classificar-se na quarta posição na mass start, em dezembro, em Tomaszów Mazowiecki, na Polónia.

Já este ano, em 26 de janeiro, a madeirense obteve o primeiro diploma olímpico de um atleta português em Jogos de Inverno, no caso os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Gangow na Coreia do Sul, ao terminar no sexto lugar na mesma disciplina.

Portugal também esteve em destaque na vertente masculina do mass start, com Afonso Silva a ser sexto na prova.

"Este é um resultado extraordinário para a patinagem de velocidade no gelo, para a Federação de Desportos de Inverno e para Portugal. A Jéssica Rodrigues, e toda a equipa que a acompanha nestes Campeonatos do Mundo, provou que é possível atingir resultados extraordinários nos desportos de inverno em Portugal", congratulou-se o presidente da FDI-Portugal.

Para Pedro Flávio, o título mundial de Jéssica Rodrigues é resultado de" um trabalho sério e dedicado da atleta, dos seus treinadores e da federação, numa aposta que tem vindo a fazer no desenvolvimento das suas modalidades em geral e, especificamente, da patinagem de velocidade no gelo.

"Mas é também uma vitória do trabalho em equipa. Hoje, a Francisca Henriques [...] foi fundamental no trabalho conjunto que levou a Jéssica ao título mundial. Na final masculina, saliento também o excelente sexto lugar do Afonso Silva. É assim que queremos continuar a trabalhar e a elevar os desportos de inverno em Portugal", concluiu o responsável federativo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

José Mourinho reage ao penálti marcado ao Galatasaray e 'chama' a polícia

Turquia

José Mourinho reage ao penálti marcado ao Galatasaray e 'chama' a polícia

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2024
11Moreirense2123
12Arouca2022
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15AVS2118
16Estrela2117
17Farense2115
18Boavista2112
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O BYD mais barato de todos chega no final do mês

BYD

O BYD mais barato de todos chega no final do mês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas