Sporting e Borussia Dortmund vão disputar, esta terça-feira, a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com ambas as equipas a estarem com titulares de fora ou em dúvida para alinharem de início.
Os dois clubes já se defrontaram por quatro vezes, todas na prova milionária, com o histórico a não ser favorável aos leões que, apesar de terem vencido o último confronto com os alemães (3-1), perdeu os outros três, sempre pela margem mínima.
Com Gyokeres e Morita em dúvida para o embate europeu, Rui Borges poderá ter de repetir o onze com que arrancou a partida do Clássico frente ao FC Porto, que terminou com um empate a uma bola.
O momento dos leões é favorável a um resultado promissor, uma vez que não perdem há quatro jogos, sofrendo apenas uma derrota nos últimos 13 duelos.
Já o Borussia Dortmund está numa fase em que procura encontrar estabilidade com o novo treinador. Após o despedimento de Nuri Sahin, os germânicos sofreram uma derrota em casa, frente ao Stuttgart (1-2), na estreia de Niko Kovac.
A equipa não vive o melhor momento internamente, estando no 11.º lugar da Bundesliga, tendo já sido eliminado da DFB Pokal, pelo Wolfsburg, em outubro. No entanto, os die borussen encontraram na Liga dos Campeões um refúgio, dado que contam com cinco vitórias em oito jogos na competição.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental) esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, com arbitragem do norueguês Espen Eskås, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rui Borges
Borussia Dortmund instável: "Estamos a falar de uma grande equipa. Há mudança de treinador e de ideia de jogo. É uma equipa que tem muitos jogadores da época passada, que esteve na final da Champions. Vai haver mudança de chip com o treinador e estão agarrados a uma ideia nova. Temos de ser ambiciosos e corajosos".
Ausências no Sporting: "A equipa tem estado sempre desfalcada. Temos o Pote, o Nuno [Santos], o Morita, o Viktor. Estamos a falar de jogadores que foram importantes no campeonato vencido na época passada. O Hjulmand não foge a isso. Tanto Viktor, como o Morten [Hjulmand] são os melhores do campeonato, não tenho dúvidas. É uma baixa importante, por tudo o que representa. Quem jogar quer dar uma demonstração que é capaz de substituir o Morten e ajudar a equipa, ainda para mais num jogo de Champions".
I Liga ou Liga dos Campeões?: "Não vou estar a dizer que preferia o campeonato. Treinamos o Sporting. É certo que temos menos jogadores disponíveis, com fadiga, mas é o que é. Jamais deixaremos de lutar pela vitória e de sermos competitivos. Se me perguntarem se quero ganhar amanhã, com toda a certeza que sim. Não prefiro nada. Quero ganhar amanhã".
Niko Kovac
Poderio do adversário: "O Sporting é o número um em Portugal, um país do futebol, e isso é muito difícil de conseguir, porque o Benfica e o FC Porto são adversários muito fortes. Mas estamos na Champions e vamos mostrar a nossa melhor cara".
Projeção do jogo em Alvalade: "Podemos ter sucesso e ganhar ao Sporting, apesar de não termos conseguido mostrar isso nos últimos tempos. Temos grandes jogadores na equipa, estamos preparados, mas será certamente um jogo duro".
Importância de Gyokeres: "É um avançado ótimo e não sei como vamos fazer para o conseguir parar. Vamos preparar-nos para marcar cada adversário de forma igual. Vamos dar tudo, esperamos que não seja capaz de marcar golos".
Últimos resultados
Sporting: E-V-E-V-D
Borussia Dortmund: D-V-V-E-D
Últimos onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Daniel Bragança, Francisco Trincão, Geovany Quenda, Conrad Harder.
Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Julian Ryerson, Waldemar Anton, Emre Can, Ramy Bensebaini, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Karim Adeyemi, Julian Brandt, Jamie Gittens, Serhou Guirassy.
Ausências
Sporting: Nuno Santos, Geny Catamo e Pedro Gonçalves (lesionados).
Borussia Dortmund: Ramy Bensebaini e Felix Nmecha (lesionados).