MP mantém pedido de dois anos e meio de prisão para Rubiales

O Ministério Público manteve hoje o pedido de dois anos e meio de prisão para o antigo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales, pelo beijo à jogadora Jenni Hermoso no Estádio de Sydney em 2023.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/02/2025 12:54 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

Rubiales

No final do julgamento, que decorreu em San Fernando de Henares, nos arredores de Madrid, o Ministério Público manteve o pedido de condenação que já tinha feito nas alegações iniciais.

 

"Foi um beijo não consentido. Penso que, após o exame, não há dúvida nenhuma", disse a procuradora Marta Durántez Gil durante as conclusões do julgamento.

A procuradora destacou a "total coerência" de Jenni Hermoso entre o que contou sobre este caso e o seu comportamento "imediato e posterior", condenando que, em 2025, se continue a questionar "vítimas de agressão sexual" por celebrarem ou se rirem, numa referência a vídeos da celebração da vitória a seleção feminina de Espanha no Mundial de 2023, na Austrália.

"Ela tinha sentimentos contraditórios, queria passar despercebida, que tudo isto não se reduzisse a um beijo não consentido, mas ao triunfo da seleção espanhola. Será que ela é menos vítima por isso?", acrescentou.

Luis Rubiales começou a ser julgado em 03 de fevereiro por agressão sexual por causa do beijo a Jenni Hermoso no Estádio de Sydney, no momento em que as jogadoras da seleção de Espanha eram felicitadas por diversas autoridades e recebiam as medalhas de campeãs do mundo, título que acabavam conquistar.

Rubiales foi ainda julgado por coerção, juntamente com o ex-diretor da seleção masculina de Espanha Albert Luque, o então selecionador Jorge Vilda e o antigo diretor de marketing da federação Ruben Rivera, por alegadas pressões sobre a jogadora.

Para os restantes três acusados, o Ministério Público manteve também hoje o pedido de um ano e meio de prisão para cada, por um delito de coerção, por causa de alegadas pressões sobre Jenni Hermoso, familiares e amigos da jogadora para que desvalorizasse publicamente o beijo que lhe deu Rubiales.

A audição de testemunhas e acusados neste julgamento terminou hoje, no tribunal de San Fernando de Henares.

Luis Rubiales garantiu, na terça-feira, no julgamento, que pediu a Jenni Hermoso para a beijar no Estádio de Sydney e que a futebolista lhe deu o consentimento, algo que a jogadora negou, também em tribunal, reiterando que foi beijada nos lábios contra a sua vontade pelo antigo presidente da federação, a quem se referiu como sendo então o seu "chefe".

Rubiales deixou a presidência da RFEF em 10 de setembro de 2023 e, semanas mais tarde, em 30 de outubro, a FIFA suspendeu-o de todas as atividades relacionadas com futebol.

Leia Também: Jorge Vilda admite conversa com irmão de Jenni Hermoso, mas nega ameaças

Leia Também: Rubiales tem certeza absoluta de que Hermoso consentiu beijo em Sydney

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Aguero apostou no Manchester City-Real Madrid e acabou... no prejuízo

Liga dos Campeões

Aguero apostou no Manchester City-Real Madrid e acabou... no prejuízo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2125
11Moreirense2123
12Arouca2123
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15AVS2118
16Estrela2117
17Farense2115
18Boavista2112
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal

Renault

Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas