O Benfica deu um passo de gigante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao vencer, esta quarta-feira, o AS Monaco, por 1-0, num jogo da primeira mão do playoff.
De regresso ao Principado, onde tinham vencido em novembro do ano passados, as águias venceram com um golo de Pavlidis. Houve de novo uma expulsão no lado da equipa francesa e uma preocupação causada por Tomás Araújo e Di María.
Filme do jogo:
Depois da vitória épica em França na fase de liga única, o Benfica voltava a um terreno onde tinha sido feliz para tentar alcançar o mesmo resultado e encaminhar a resolução da eliminatória para a próxima terça-feira em Lisboa.
Face às ausências prolongadas de Bah e Manu Silva, Bruno Lage colocou em campo Tomás Araújo e Florentino Luís. O Benfica entrou muito mal na partida, demorando muito tempo a aparecer no jogo. Os encarnados foram espectadores durante largos minutos e tiveram muitas dificuldades em ter bola desde o arranque da partida.
Ao contrário do adversário, o AS Monaco dominou desde cedo na partida. Excetuando um grande remate de Carreras de fora da área nos primeiros minutos, Trubin apresentou-se a um nível superior, impedindo as ocasiões perigosas dos gauleses. Aos 10 minutos, o guarda-redes ucraniano estirou-se para impedir o golo de Akliouche.
A partida foi-se desenrolando, com constantes perdas de bola de parte a parte, e o Benfica só conseguiu anular a superioridade dos monegascos em cima do apito para o intervalo. Carreras obrigou Majecki a uma defesa apertada e pouco depois, na sequência de um canto, António Silva tentou desviar de calcanhar, mas a bola passou ao lado.
Depois de uma primeira parte muito fechada de parte a parte, as duas equipas tinham de desencaixar se quisessem conseguir sair vitoriosas da partida. E foi o Benfica que se colocou mais perto do objetivo aos 48 minutos. Após uma assistência primorosa de Tomás Araújo, Pavlidis recebe o esférico e escapou a Diatta antes de picar a bola sobre Majecki. Um golo de grande qualidade do internacional pela Grécia, ele que também tinha aberto as contas no último jogo dos lisboetas no Principado.
Se este ponto em comum com o jogo de novembro passado não bastasse, eis que Al Musrati fez questão de repetir um outro capítulo. À semelhança do que tinha acontecido há cerca de três meses, o AS Monaco ficou reduzido a dez unidades por conta da expulsão do médio líbio em cima dos 52 minutos por acumulação de amarelos. O ex-Vitória SC e Sporting de Braga pediu um cartão amarelo para Carreras e acabou ele por ir tomar banho mais cedo.
A jogar com mais um em campo, o Benfica procurou ampliar a vantagem. Akturkoglu, que foi apanhado em fora de jogo, Pavlidis, que obrigou Majecki a aplicar-se, estiveram perto de o fazer, mas os encarnados acabaram por sair do Principado mais mais sinais vermelhos. Além de se saber que Florentino falhará o duelo da próxima terça-feira na Luz para cumprir um jogo de castigo, Tomás Araújo e Di María saíram lesionados, este último pouco depois de entrar e, aparentemente, com uma lesão mais preocupante.
Numa reta final de partida com várias curvas e contra-curvas para a turma da Luz, Pavlidis acabou por complicar e desperdiçou duas ocasiões claras para fazer o 0-2 e dar maior descanso à equipa encarnada para a segunda mão.
Na terra dos casinos e do dinheiro, o Benfica ganhou a aposta nesta primeira mão. Mas a vantagem é curta para se cantar a sete ventos a qualificação. Segue-se a segunda metade desta corrida, que acontece na próxima terça-feira no Estádio da Luz.
Momento do jogo: Pavlidis picou a bola por cima do guarda-redes da formação monegasca e entregou ao Benfica uma curta vantagem para o duelo da segunda mão.
Equipas iniciais
Onze do AS Monaco: Majecki, Vanderson, Thilo Kehrer, Mohammed Salisu, Képrin Diatta, Denis Zakaria, Al Musrati, Maghnes Akliouche, Embolo, Aleksandr Golovin e Mika Biereth.
Suplentes: Köhn, Lienard, Bem Seghir, Caio Henrique, Camara, Minamino, Ouatarra, Ilenikhena, Coulibaly, Diop. ;ichall e Magassa.
Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Kerem Akturkoglu, Orkun Kokçu, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis.
Suplentes: Samuel Soares, André Gomes, Amdouni, Arthur Cabral, Di María, Barreiro, Belotti, Prestianni, Dahl, Nuno Félix, Leandro Santos e Bajrami.
Antevisão
O Estádio Louis II, no Mónaco, volta a receber uma equipa portuguesa para a edição deste ano da Liga dos Campeões. O conjunto francês defronta esta quarta-feira o Benfica, num jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final.
Os monegascos voltam a estar no caminho do clube da Luz cerca de três meses depois, num reencontro que as águias esperam voltar a sorrir às cores lusas. Na última partida no Principado, o AS Monaco esteve duas vezes à frente do marcador e acabou por perder por 3-2, com dois golos lisboetas no espaço de quatro minutos e à beira do minuto 90.
O segundo colocado da I Liga terá pela frente o quarto posicionado do campeonato francês, que perdeu na sexta-feira com o Paris Saint-Germain (4-1). Já o Benfica chega a esta partida depois de uma vitória sofrida diante do Moreirense, por 3-2, e que culminou com as lesões graves de Manu Silva e Alexander Bah.
Caso tenham sucesso neste playoff, cuja segunda mão acontece na próxima semana no Estádio da Luz, os encarnados poderão ter novo reencontro nos 'oitavos', com o Barcelona ou enfrentar o Liverpool, os dois primeiros posicionados na fase de liga.
O AS Monaco-Benfica tem início agendado para as 20h00 desta quarta-feira, será ajuizada pelo italiano Maurizio Mariani e poderá acompanhá-lo no Desporto ao Minuto.