O rugby português está de luto. O Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL), revelou na terça-feira que João Afonso Peral, que pertencia aos quadros do emblema lisboeta, morreu com apenas aos 17 anos, vítima de um tumor de Spitz atípico.
Peras, como era conhecido entre os companheiros de equipa, padecia desta forma rara de cancro, que não respondeu aos tratamentos existentes em Portugal.
O CDUL encetou várias campanhas de angariação de fundos, entre elas a de venda de camisolas solidárias, com o objetivo de tentar juntar 160 mil euros para pagar um tratamento inovador que existia em Israel. No entanto, os esforços acabaram por ser em vão.
"Ao longo do tempo vão-nos ensinando que a derrota faz parte do desporto, faz parte da vida, que nos ajuda a crescer e nos torna mais fortes. Mas também nos ensinam que isto só faz sentido se lutarmos com todas as nossas forças, se esgotarmos o combustível. Perdeste o jogo com este adversário, mas deste tudo o que tinhas. Placaste, levantaste-te, voltaste a placar, chamaste a família, amigos e até malta que não conhecias e levaste este jogo até ao fim, sem virar cara à luta", começou por escrever o CDUL, num emotivo comunicado partilhado nas redes sociais.
"Até ao último minuto planeaste treinos de sub8, foste assistir a jogos de sub18 ou andaste a estudar receitas novas no livro de Pantagruel. Foste cedo demais, mas deixas um rasto muito maior do que a tua idade e dás-nos uma lição de resiliência, luta e que apesar dos nossos problemas, podemos usar o nosso sorriso para contagiar os outros. Muito obrigado por tudo e já tens o teu lugar guardado no nosso coração. Amizade e carinho para toda a Família do nosso Peras. Sim Chef", termina a nota.
Leia Também: Ciclista de 19 anos morre depois de embate contra carrinha na estrada