Da falha imperdoável à polémica com Jesus. O que é feito de Bryan Ruiz?

Antigo internacional chileno é o protagonista da 21.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
15/02/2025 07:10 ‧ há 8 horas por Rodrigo Querido

Desporto

O que é feito de...?

O dia 5 de março de 2016 está para sempre marcado na memória de Bryan Ruiz e de todos os sportinguistas e não pelos melhores motivos. Não estamos, claro está, a falar da data em si, mas do 'falhanço' do costarriquenho em pleno Estádio de Alvalade.

 

Decorria a segunda parte do decisivo dérbi Sporting-Benfica, na reta final da I Liga edição 2015/16, quando o ex-jogador foi protagonista de um desvio à boca da baliza que podia ter mudado a história dos leões nesse campeonato. O Benfica ganhou esse jogo com um golo de Kostas Mitroglou e acabou por arrecadar o título no final da temporada.

"É uma situação que como se diz habitualmente… acontece uma vez em 100. Já vi Cristiano Ronaldo ou Messi falhar este tipo de lances. Também falham. Todos podem ter um momento daqueles. Mas a situação piorou e foi mais falada porque significou a passagem do Benfica para a liderança. Vencemos os oito jogos seguintes, tal como Benfica. E as pessoas falam e apontam esse momento como aquele que definiu o campeonato", disse recentemente Ruiz, numa entrevista ao jornal A Bola.

Apesar da vida de Bryan Ruiz estar intimamente ligada a este lance, a verdade é que a carreira do ex-jogador foi recheada de sucessos. Agora com 39 anos, o ex-jogador começou a jogar futebol no Alajuelense quando tinha 13 anos de idade, estreando-se pela equipa principal do emblema costa-riquenho no dia 30 de Novembro de 2003.

Atuando preferencialmente como extremo, Ruiz cumpriu três épocas como profissional no Alajuelense. Fez quase 100 jogos pelo clube que se formou, marcando 25 golos e ajudando-o a ganhar três campeonatos e uma Taça dos Campeões da CONCACAF. Foi ainda em tenra idade na Costa Rica que se estreou-se pela seleção principal em 2005, ele que se tornou uma das lendas da equipa sul-americana.

Em 2006, abriram-se as portas da Europa e Bryan Ruiz mudou-se para o Gent. Depois de um período inicial difícil, acabou por se adaptar e impôs-se como titular no seu novo clube e na época de 2008/09 foi considerado o melhor jogador do campeonato belga. A carreira do ainda jovem criativo prosseguiu no centro do Velho Continente, mais propriamente nos neerlandeses do Twente na época 2009/10.

Notícias ao Minuto Bryan Ruiz no Twente© Getty Images  

A mudança para os Países Baixos foi prolífera para o costa-riquenho. Logo na primeira temporada, Bryan Ruiz foi campeão nacional, sendo o melhor marcador da sua equipa e o segundo do campeonato, com 24 golos apontados. O extremo tornou-se num verdadeiro ídolo do clube neerlandês e ajudou o Twente a conquistar duas Supertaças e uma Taça.

Em franco crescimento no futebol europeu, Bryan Ruiz mudou-se para o Fulham em cima da hora para o fecho do mercado de transferências em agosto de 2011. No entanto, o 'salto' para a Premier League, a maior competição de todas para qualquer jogador, não correu da melhor maneira. O costa-riquenho sofreu algumas lesões que atrapalharam o crescimento. A saída do treinador Martin Jol complicou a vida ao extremo, que acabou por regressar aos Países Baixos em janeiro de 2014 para emprestado ao PSV.

Notícias ao Minuto Bryan Ruiz nos cottagers© Getty Images  

Depois de 14 jogos e cinco golos em Eindhoven, Bryan Ruiz teve de regressar no final dessa época aos cottagers, que na altura estavam no  Championship, o segundo escalão do futebol inglês. No final da época de 2014/15, o Fulham ativou a prolongação do contrato por mais uma época, mas a ideia do extremo era deixar Inglaterra por não querer jogar numa segunda divisão. Foi aí que se abriu a porta do Sporting.

A mudança para Alvalade aconteceu no verão de 2015, com o criativo a assinar por três épocas. O ingresso de Bryan Ruiz nos leões não podia ter corrido da melhor maneira, dado que o extremo assumiu-se desde logo como titular indiscutível no Sporting. Foi nesta primeira época ao serviço dos verde e brancos que aconteceu o tal fatídico penálti de que já falámos. Ainda assim, Ruiz fechou a temporada com 13 golos e 14 assistências, naquela que é uma das temporadas mais  prolíferas do costa-riquenho.

Apesar do ex-atleta dos leões ter vivido alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira sob as ordens de Jorge Jesus, a relação entre os dois foi algo atribulada. Apesar de continuar a ser um dos principais eleitos do técnico português em Alvalade, o rendimento de Bryan Ruiz caiu a pique em 2016/17. E o pior veio logo depois.

Notícias ao Minuto Bryan Ruiz esteve três temporadas nos leões© Global Imagens  

Bryan Ruiz foi colocado na porta de saída dos leões no verão de 2017, mas  nunca aceitou as propostas que lhe apresentaram pelo que ficou a treinar à parte do plantel. Afastado por Jorge Jesus, o extremo acabou por reintegrado após um episódio que não quis revelar mas no qual assume responsabilidade por ter sido mal interpretado pelo técnico português

"Jorge Jesus foi o melhor treinador que tive na carreira a nível tático. Foi incrível tudo aquilo que aprendi com ele. Agora estou a aprender, a trabalhar para uma carreira de treinador e levo muitas coisas dele. Tinha uma relação muito especial com ele, não posso esconder. Acho que entendia muito o jogo dele, as ideias que tinha, e isso via-se no campo", disse o antigo internacional pela Costa Rica, em entrevista ao jornal A Bola.

Jorge Jesus também chegou a falar do assunto em 2017. Na altura da reintegração, o técnico português deixou elogios à postura do avançado e recordou que Bryan Ruiz lhe disse que queria ser campeão pelo Sporting, algo que, segundo o amadorense, o marcou. "É um jogador muito sério e um grande profissional. Trabalhou sempre nestes meses com grande responsabilidade e ao longo destes dias encontrei-me com ele várias vezes", referiu.

Pazes feitas, Ruiz foi reintegrado nos trabalhos do Sporting em janeiro de 2018 e acabou a época como titular. Não foi campeão, mas foi ao Mundial desse mesmo ano na Rússia como capitão da Costa Rica. Terminado o seu contrato com o Sporting, o extremo seguiu viagem rumo aos brasileiros do Santos. Mas a aventura no Brasileirão não correu da melhor maneira. O costa-riquenho enfrentou sucessivos problemas com a direção do clube de São Paulo, pelo que esteve mais de um ano sem jogar.

Notícias ao Minuto Bryan Ruiz com a camisola do Santos© Getty Images  

Findo o período negro no Santos, Bryan Ruiz permaneceu na América do Sul e regressou ao 'seu' Alajuelense em julho de 2020. O grande objetivo era estar no Mundial'2022 e a verdade é que o extremo foi mesmo ao Qatar, onde encerrou a sua carreira na seleção com 146 internacionalizações e 29 golos marcados. O 'adeus' ao futebol aconteceu a 17 de dezembro de 2022, numa partida entre o Alajuelense e o Twente.

Agora fora das quatro linhas, Bryan Ruiz não ficou longe do futebol. Depois de ter assumido funções como treinador dos sub-17 do Alajuelense, o ex-jogador juntou-se à equipa técnica de Alexandre Guimarães e é atual treinador-adjunto deste mesmo clube costa-riquenho.

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento. 

Leia Também: Do 'perfume' no campo ao treinador desaparecido. O que é feito de Tiago?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Al Hilal arrasa arbitragem de jogo com o Al Riyadh: "Estranheza"

Arábia Saudita

Al Hilal arrasa arbitragem de jogo com o Al Riyadh: "Estranheza"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2125
11Moreirense2123
12Arouca2123
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15Estrela2220
16AVS2118
17Farense2115
18Boavista2212
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Para mudar o tamanho das suas jantes, não se esqueça deste valor extra

Jantes

Para mudar o tamanho das suas jantes, não se esqueça deste valor extra

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas