O Benfica qualificou-se para as meias-finais a Taça de Portugal ao vencer, esta quarta-feira, na receção ao Sporting de Braga, por 1-0, num jogo disputado no Estádio da Luz.
Vangelis Pavlidis voltou a confirmar que está num bom momento de forma e marcou o golo que desenhou um duplo-confronto das águias com o Tirsense na próxima fase da prova rainha do futebol português.
Filme do jogo:
Depois da vitória convincente diante do Boavista na última jornada da I Liga, o Benfica voltava ao Estádio da Luz para tentar selar a ida para as meias-finais da Taça de Portugal. Para este jogo, e tal como previsto, Samuel Soares voltou a ocupar a baliza encarnada. No que diz respeito a outras mexidas em relação ao encontro com os boavisteiros, Lage sentou Leandro Santos, Amdouni e Belotti e colocou em campo António Silva, Akturkoglu e Pavlidis.
E foi precisamente o turco que esteve à beira de marcar logo aos seis minutos.Akturkoglu tirou um adversário da frente dentro da área do Sporting de Braga e acertou no poste direito da baliza de Hornicek. Na recarga, Pavlidis não acertou com a baliza. O Sporting de Braga respondeu ao minuto 24 e através de um canto, o único lance de perigo dos minhotos na primeira parte. Roger Fernandes bateu o lance de bola parada à direita e Racic apareceu a cabecear muito perto do poste direito da baliza de Samuel Soares.
Logo depois, o Benfica acabaria por colocar a bola no fundo das redes contrárias, num lance que seria invalidado por fora de jogo. Fora de jogo assinalado ao Benfica. Bruma marcou à antiga equipa, mas Pavlidis fez-se ao lance partindo de posição irregular e interferiu na movimentação de um defesa arsenalista.
Meia-hora e jogo e o Benfica esteve perto de quebrar o nulo em duas ocasiões. Aos 31 minutos, e após um passe magistral de Kokçu para as costas da defesa bracarense, Akturkoglu recebeu isolado, encheu o pé, mas o remate saiu à figura de Hornicek. De seguida, Bruma apareceu em boa posição para festejar, mas falhou o alvo.
As oportunidades surgiam umas atrás das outras e o Benfica acabou por quebrar o nulo aos 39 minutos, com o suspeito do costume a atirar a valer. Após um passe de Dahl, Pavlidis levantou a cabeça e rematou forte de fora da área para o fundo das redes à guarda de Hornicek. Em cima do apito para o intervalo, as águias estiveram a um passo do 2-0. Carreras entrou na área pela esquerda, cruzou tenso a meia altura, mas Bruma e Kokçu ficam a centímetros de conseguir empurrar para o fundo da baliza.
A margem mínima do Benfica ao intervalo até parecia ser escassa perante tal domínio encarnado e as águias fizeram questão de tentar contrariar essa situação logo no início do segundo tempo. Bruma apareceu em boa posição para marcar, mas Hornicek fez bem a mancha para impedir o segundo da equipa da casa. Logo de seguida, Pavlidis não conseguiu respondeu a um desvio que podia ter sido falta de Bambu.
Com o passar dos minutos, o Benfica tentou baixar o ritmo de jogo e o Sporting de Braga começou a pressionar mais e a ter mais bola. Exemplo disso foi um lance perigoso dos arsenalistas na área contrária aos 78 minutos. Roger tirou um cruzamento para a área à procura de Fran Navarro. O avançado tentou o desvio, mas jogou a bola com o braço e o espanhol acabou por ver cartão amarelo.
Schjelderup também tentou a sua sorte aos 88 minutos. Depois de um remate à figura de Hornicek, o extremo percorreu todo o meio-campo contrário, tirou um adversário do caminho já na área, mas o remate foi defendido pelo guardião dos minhotos. O Sporting de Braga procurou surpreender o Benfica na reta final, mas faltou o discernimento necessário para levar a partida para o tempo de prolongamento.
O Benfica acabou por carimbar a passagem às meias finais da Taça de Portugal, onde vai defrontar o Tirsense, do Campeonato de Portugal. O clube de Santo Tirso tinha eliminado o Elvas na noite de terça-feira e terá direito a dois duelo com o emblema do distrito do Porto.
Momento do jogo: O grande golo de Pavlidis à beira do intervalo confirmou o bom momento do grego e valeu a passagem às meias-finais da prova rainha do futebol português.
Equipas iniciais
Benfica: Samuel Soares, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Álvaro Carreras, Aursnes, Kokcu, Akturkoglu, Dahl, Bruma e Pavlidis.
Suplentes: Trubin, Amdouni, Arthur Cabral, Barreiro, Belotti, Schjelderup, Nuno Félix, Leandro Santos e João Rego
Sporting de Braga: Hornicek, Chissumba, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Victor Gómez, João Moutinho, Gorby, Ricardo Horta, Racic, Roger e El Ouazzani.
Suplentes: Tiago Sá, Bambu, João Ferreira, Adrián Marín, Gharbi, Fran Navarro, Diego, Gabri Martínez e João Vasconcelos
Antevisão
Benfica e Sp. Braga protagonizam, esta quarta-feira, o jogo de cartaz dos quartos de final da Taça de Portugal. Ambas as equipas chegam a este jogo, no Estádio da Luz, cheias de confiança, depois de bons desempenhos na 23.ª jornada do campeonato. As águias venceram (3-0) na receção ao Boavista, ao passo que os arsenalistas registaram um triunfo magro (1-0), em casa, ante o Nacional.
No final da ronda, o Benfica segue na liderança partilha da I Liga, com 53 pontos, os mesmos do que o Sporting. O conjunto orientado por Bruno Lage vive um ciclo de sete jogos consecutivos sem perder, com seis triunfos e um empate.
Apesar das inúmeras lesões que afetam o plantel, o coletivo benfiquista continua a dar demonstração da sua força, muito suportada pela forte contribuição dos reforços de inverno, casos de Bruma, Samuel Dahl e Belotti. A última vez que o clube da Luz conquistou a Taça de Portugal foi em 2017, após vitória (2-1) sobre o Vitória SC. A época 2020/21 marca a última vez que o encarnados estiveram na final. Recorde-se que a derrota (0-2) frente ao SC Braga, teve lugar no Estádio Municipal de Coimbra.
Por seu turno, o SC Braga conseguiu dar uma boa resposta à eliminação precoce na Liga Europa, ainda na fase de liga, e as várias saídas do plantel no mercado de transferências de inverno, com destaque para o guarda-redes Matheus, para o Ajax, e do extremo Bruma, para o Benfica.
A equipa de Carlos Carvalhal regista cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos, tendo ainda reduzido a diferença para o pelotão da frente na I Liga. Atualmente, no 4.º lugar, com 47 pontos, os bracarenses estão a seis pontos do primeiro lugar.
Este será o terceiro confronto entre as equipas na presente temporada, com uma vitória para cada lado. O SC Braga venceu (2-1), no Estádio da Luz, para a 1.ª volta do campeonato, ao passo que o Benfica 'vingou-se' (3-0) na meia-final da Taça da Liga.
O duelo desta quarta-feira entre o Benfica e o Sp. Braga está agendado para as 20h45, será ajuizado por João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e poderá seguir, em direto, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: 'Carne toda no assador': O onze provável do Benfica frente ao Sp. Braga