Governo esclarece que verbas para o desporto serão distribuídas em 2025

A Secretaria de Estado do Desporto esclareceu hoje que o atraso na libertação dos valores do Contrato-Programa para o setor se deve a inerências do "processo administrativo", confirmando que o Tribunal de Contas também solicitou "alguns esclarecimentos".

Notícia

© FPF

Lusa
14/03/2025 16:53 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Governo

"O Governo previu e decidiu libertar os valores ainda em 2024, em linha com a Resolução do Conselho de Ministros e do Contrato-Programa assinado. O atraso deve-se ao processo administrativo que necessita, dado o montante em causa, de autorizações por várias entidades, entre elas o próprio Tribunal de Contas, que já se manifestou solicitando alguns esclarecimentos", clarificou, em resposta escrita enviada à agência Lusa.

 

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes, e do Comité Paralímpico de Portugal, José Lourenço, denunciaram esta semana, em entrevistas à Lusa, não terem recebido qualquer verba do Contrato-Programa firmado com o Governo em 17 de dezembro, que estabeleceu um investimento de 65 milhões de euros adicionais no desporto no período 2024-2028.

"O Conselho de Ministros já decidiu uma adenda para alterar a data para 2025, dado que em 2024 não foi possível. Tudo o resto se mantém inalterado. As decisões, as medidas e os programas que o Governo quer colocar ao serviço das federações, dos clubes, das autarquias e de todas as modalidades (sem exceção)", elucidou a Secretaria de Estado do Desporto, liderada por Pedro Dias.

Definido pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, como um "programa inédito" para o setor e como "um recorde olímpico" de investimento, o 'pacote' anunciado pelo Governo, em 17 de dezembro, integra cinco medidas e 14 programas, alinhadas com os quatro objetivos do executivo de Luís Montenegro, agora demissionário, para o setor.

Leia Também: COP ainda não recebeu verbas do 'pacote' anunciado pelo Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo ou Messi? A escolha do príncipe William

Príncipe William

Cristiano Ronaldo ou Messi? A escolha do príncipe William

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bom prenúncio para a Ferrari? Leclerc domina treinos na Austrália

Fórmula 1

Bom prenúncio para a Ferrari? Leclerc domina treinos na Austrália

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas