Presidente do comité paralímpico defende fusão com organismo olímpico

José Lourenço, propôs inciativa, na tomada de posse para um terceiro mandato

Notícia

© Lusa

Lusa
26/03/2025 21:14 ‧ há 3 dias por Lusa

Desporto

Comité Paralímpico de Portugal

O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Lourenço, defendeu hoje, na tomada de posse para um terceiro mandato, uma fusão do organismo que lidera com o Comité Olímpico de Portugal (COP).

 

"Acredito que o futuro de desporto de alta competição pode passar por uma fusão das estruturas do desporto olímpico e paralímpico", afirmou José Lourenço, admitindo que essa realidade, que já existe em vários países, "não é algo que aconteça num mandato".

José Lourenço considerou que "há muitos anos se desperdiçam recursos por não existir um trabalho conjunto", e afirmou: "acredito que vamos despertando as pessoas para esta realidade e para a vantagem de fazer um trabalho conjunto que permita chegarmos, um dia, a uma fusão das entidades de cúpula do desporto nacional".

Durante o discurso de tomada de posse para o período 2025-2028, numa cerimónia realizadada hoje em Lisboa, José Lourenço saudou o homólogo do COP, Fernando Gomes, que tomou posse na terça-feira, e manifestou a vontade de que as duas instituições continuem a "trabalhar em conjunto, no sentido de encontrar as melhores soluções para o desporto".

Eleito para um terceiro mandato em 18 de março, o líder do CPP voltou a assumir a deteção de novos talentos como um dos grandes desafios, e destacou a necessidade de "desafiar preconceitos, criar modelos de referência para outras pessoas, valorizar a diversidade e a excelência desportiva".

"O grande desafio é mesmo trazer mais pessoas com deficiência à prática desportiva. Se conseguirmos através de uma prática desportiva mais ampla aumentar a base de recrutamento, vamos assegurar o futuro do desporto paralímpico", afirmou, lembrando que nos Jogos Paris2024, Portugal conseguiu os melhores resultados desde a criação do CPP, no final de 2008.

José Lourenço elencou ainda como objetivos do mandato um trabalho articulado com a comissão de atletas, o apoio ao desenvolvimento e no projeto esperanças e talentos, a operacionalização do contrato-programa com o Estado e a dignificação da função do dirigente.

Presente na cerimónia, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, destacou o "trabalho notável" que o CPP tem feito e que, considerou, "deixa a fasquia alta, e a expectativa de que se continue sempre a melhorar".

"Há razões que nos levam acreditar que o futuro é promissor, e que nos levam a esperar mais do que já tivemos", afirmou o ministro, destacando o papel "transformador do desporto em muitas vidas através da inclusão e da autonomia".

Pedro Duarte aludiu à "necessidade de continuar a investir em infraestruturas e equipamentos para garantir que todos têm oportunidades", lembrando que o Governo "definiu o desporto como área prioritária" e dando como exemplo o programa especial para valorizar o desporto no país, que será coordenado por CPP e COP, e prevê um inédito investimento extraordinário de 65 milhões de euros para os próximos quatro anos.

José Lourenço foi reeleito para um terceiro mandato, em 18 de março, com 113 votos a favor, num universo dos 120 correspondentes aos 33 membros do organismo que exerceram o seu direito.

A equipa de José Lourenço inclui os nomes de Leila Marques, José Pavoeiro, Filipa Mendes Godinho, Sandro Araújo e Tiago Carvalho para as cinco vice-presidências, Carlos Lopes como secretário-geral, Patrícia Lopes e Daniel Videira para vogais, e Jorge Correia como tesoureiro.

Criado em 2008, o CPP, cujos estatutos não aludem à limitação de mandatos, foi presidido por Humberto Santos, que deixou o cargo em janeiro de 2017 e foi substituído durante três meses por Fausto Pereira, entretanto derrotado por José Lourenço nas eleições de março desse ano.

Leia Também: Jovem filipina Eala surpreende Swiatek rumo às 'meias' em Miami

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nuno Lobo 'ataca' arbitragem do Estrela-Sporting: "Há melhor que isto?"

I Liga

Nuno Lobo 'ataca' arbitragem do Estrela-Sporting: "Há melhor que isto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3Sp. Braga2756
4FC Porto2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2739
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2623
15AVS2623
16Estrela2723
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Marc Márquez vence corrida sprint do GP das Américas de MotoGP

MotoGP

Marc Márquez vence corrida sprint do GP das Américas de MotoGP

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas