[1-2] Gelo de Leste sentiu-se, mas 'mago' Wilson faz Sp. Braga sonhar

Minhotos perderam diante da formação ucraniana por 2-1, naquela que foi uma grande lição de pragmatismo. Golos do Shakhtar foram marcados por Rakitsky e Ferreyra, já Wilson Eduardo reduziu a desvantagem para

Notícia

©

Paulo Rocha
07/04/2016 21:55 ‧ 07/04/2016 por Paulo Rocha

Desporto

Em direto

O Sp. Braga recebeu esta quinta-feira o Shakhtar na Pedreira com o direito de continuar a sonhar. Mas, mais do que o direto, Paulo Fonseca tinha dado a ideia clara de que havia o dever de continuar a sonhar. Paulo Fonseca surpreendeu ao colocar Ricardo Ferreira a fazer dupla com Boly no centro da defesa e ao apostar em Vukcevic no centro e Stoijikovic no ataque.

Os ‘arsenalistas’ foram sempre mais ofensivos e procuraram o golo com ataques rápidos, constantes variações de flanco e remates constantes. Do outro lado, Lucescu mostrou respeitar a formação lusa e apostou numa equipa compacta, sem mudar aquele que é o seu ADN.

Rafa foi sempre um homem mais, tal como Pedro Santos. Ambos se demonstraram muito irrequietos e provocaram alguns calafrios à defensiva ucraniana. Rafa teve um remate perigoso logo no início e depois sucederam-se outros ‘tiros’, mostrando a forma de jogar da equipa. Seguiram-se muitas mais tentativas do género, mas sem o mesmo perigo.

Foi precisamente contra a tendência do jogo que Rakitskiy abriu o marcador, fixando o resultado ao intervalo. Pediam-se, mais do que guerreiros, gladiadores, capazes de derrubar uma muralha defensiva muito equilibrada e com muitos elementos. E foi isso que se viu. Rafa, logo aos 50’ teve uma oportunidade de ouro, mas o remate ‘espirrou’ na trave.

Os minhotos intensificaram a pressão e o Shakhtar parecia menos tranquilo em campo, com várias boas jogadas da formação bracarense a deixar a defesa algo desnorteada. Apesar de tudo iam conseguindo limpar o perigo com mais ou menos dificuldade.

O resultado é injusto para uma equipa que sempre jogou positivo e tentou o golo de várias formas. Já os homens do conjunto de Leste fecharam-se na defesa e tentaram o segundo por intermédio de contragolpes. O veneno voltou a sentir-se – e devido a nova distração defensiva dos lusos – quando Facundo Ferreyra fixou o resultado final, novamente contra a corrente da partida.

Contudo, o recém-entrado Wilson Eduardo reduziu num tento pleno de oportunismo e conseguiu reduzir e colocar incerteza na eliminatória.

O Sp. Braga vai à Ucrânia jogar a segunda mão dos quartos de final, mas tem uma missão muito complicada pela frente depois da derrota por 2-1 na primeira volta. Caso consiga marcar cedo, o sonho ganha cores mais vivas. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Manchester United de luto. Morreu Denis Law, aos 84 anos

Óbito

Manchester United de luto. Morreu Denis Law, aos 84 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Quem é Ivan Domingues, o português mais bem colocado para chegar à F1?

Fórmula 3

Quem é Ivan Domingues, o português mais bem colocado para chegar à F1?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas