Meteorologia

  • 19 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

André Silva comandou goleada portista que vale liderança provisória

Dragões derrotaram Tondela e sobem ao primeiro lugar da I Liga.

André Silva comandou goleada portista que vale liderança provisória
Notícias ao Minuto

22:29 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto 22.ª jornada

O FC Porto recebeu e venceu, esta sexta-feira, o Tondela por 4-0, num encontro relativo à 22.ª jornada da I Liga. André Silva (43'), Rúben Neves (54') e Tiquinho Soares (63') e Diogo Jota (90'+2) foram os marcadores de serviço no Dragão perante um Tondela que jogou a segunda parte com apenas dez unidades.

Com este resultado, o FC Porto sobe provisoriamente à liderança da I Liga, pressionado o Benfica que, no domingo, desloca-se ao terreno do Sp. Braga. 

Primeira parte a bom ritmo finalizou com golo caseiro 

Os primeiros 45 minutos contaram com muita intensidade por parte de ambas as formações. O Tondela contrariou todos aqueles que achariam que a equipa beirã iria ao Dragão 'estacionar o autocarro', apostando sempre no contra-ataque nos momentos em que o FC Porto se encontrava desequilibrado.

Por seu turno, os dragões apostavam na magia e na imprevisibilidade de Jesús Corona para criar perigo junto da baliza à guarda de Cláudio Ramos. Era a partir da ala direita, onde o mexicano aparecia, que começavam os lances mais perigosos dos dragões.

Também André André se destacava, nomeadamente pela precisão de passe apresentada esta noite. O internacional português funcionou como um autêntico 'box-to-box', sendo o primeiro homem a construir o jogo ofensivo dos dragões logo no momento da recuperação de bola. Ora com passes lateralizados, ora com passes verticais, André André estava em noite sim e deu razão a Nuno ao ter abdicado de Óliver Torres e ter apostado na sua titularidade.

O golo acabaria por chegar num lance discutível. Soares e Osório caíram na grande área do Tondela e Luís Ferreira, árbitro da partida, não teve dúvidas em apontar para a marca da grande penalidade.

André Silva, perante a oposição de Cláudio Ramos, não vacilou e colocou os dragões em vantagem ainda antes do intervalo.

Osório, jogador que está ligado ao lance do penálti, acabou por ser expulso ainda na primeira parte, novamente num lance protagonizado com… Soares.

Dragões 'despacharam' beirões no início do segundo tempo

Perante um Tondela reduzido a dez jogadores, era previsível que o FC Porto iria subir as linhas para resolver o jogo o mais cedo possível. Os golos de Rúben Neves e de Tiquinho Soares acabaram por chegar ainda antes dos 70 minutos, restando à formação orientada por Nuno Espírito Santo gerir o resultado. 

O resultado avolumado permitiu ainda ao técnico azul e branco gerir a condição física de alguns jogadores, tendo Nuno esgotado as substituições ainda antes dos últimos 20 minutos.

Maxi Pereira, que estava em risco para o Bessa, Otávio e Soares foram resguardados pelo técnico dos dragões que aproveitou para lançar Jota, Layún e Óliver Torres.

Diogo Jota, já no período de descontos, fechou as contas no Dragão. 

Momento do jogo: André Silva não tremeu no momento crucial do jogo. A partida caminhava a passos largos para o final da primeira parte, quando Soares arrancou uma grande penalidade que é discutível. O internacional português não acusou a pressão e atirou para o fundo da baliza à guarda de Cláudio Ramos. Com este tento, André Silva eleva para 13 os tentos na I Liga.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório