"Não gostei que, sendo eu do Olhanense, tenha de ir bardamerda"

O treinador português falou do momento atual que atravessa o futebol português, abordando ainda a implementação do vídeo-arbitro na próxima temporada, na I Liga.

Notícia

© Global Imagens

Andreia Brites Dias
08/05/2017 08:35 ‧ 08/05/2017 por Andreia Brites Dias

Desporto

Manuel Cajuda

A mais de dez mil quilómetros de distância, o futebol português não passa ao lado de Manuel Cajuda. A trabalhar na China, o técnico de 65 anos continua a acompanhar o a atualidade desportiva. Ou é levado a isso… 

"Eu não acompanho, sou obrigado a ver as vergonhas e as maledicências constantes", atirou, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto.

"Eu devo tudo ao futebol e tenho pena de ver como o tratam. O futebol português é a profissão que mais promove a incompetência e o protagonismo, todos querem ser o protagonista maior e se for para o arruaceiro melhor ainda", apontou.

Dando um exemplo mais concreto, Cajuda falou de Bruno de Carvalho: o Sporting deixou de ser o "coitadinho" com mérito para o presidente dos leões que, na sua opinião, também criou instabilidade no futebol português.

"Eu estava aqui na China e não gostei que, sendo eu do Olhanense, tenha de ir bardamerda. Deixou-me triste. Sei que aquela frase é dita com o calor do momento e emotividade, e a pessoa em questão até já pode ter reconhecido que se excedeu, mas temos de pensar nos outros que nos estão a ouvir", sublinhou.

"Se é bem verdade que criou instabilidade e agressividade também é importante dizer que trouxe muito bem ao Sporting e que melhorou muito o clube. E essas coisas mancham o seu trabalho fantástico. O Sporting deixou de ser o 'coitadinho'. O ano passado, foi um candidato ao título até ao último minuto, este ano esteve menos forte mas também esteve bem. Às vezes é deixar os resultados falarem por si", analisou.

"Classe". É o que, na sua ótica, é necessário para reverter o momento atual que vive o futebol português - de constante troca de acusações entre clubes e polémicas nas arbitragens.

"O palavreado do futebol está a tirar a classe a todos os resultados do futebol português. E a rivalidade está a chegar a um nível quase de ódio. Seria necessário que todos tivessem mais classe e melhores comportamentos. E um controlo emocional para a classe dos cargos que ocupam, seja ele qual for", diagnosticou.

Notícias ao Minuto

"Não foi preciso vídeo-árbitro para ver a cabeçada de Zidane"

As novas tecnologias são uma realidade cada vez mais iminente no futebol. Em Portugal, o vídeo-árbitro vai estar presente nos jogos da I Liga já na próxima temporada. Para o treinador português essa é uma ferramenta que pode ser vantajosa, desde que não venha "adulterar o futebol"

"Eu sou a favor de que as novas tecnologias podem melhorar, não só o futebol mas tudo na vida. Agora dizer que o futebol precisa das novas tecnologias…Os erros acontecem em todo o lado e os estádios estão cheios. Tal como o vinho e a droga, tudo o que é demais não presta. O futebol estar dependente das novas tecnologias é um absurdo. No entanto, são válidas desde que não venham adulterar o futebol", opinou.

"A mediatização tornou os lances mais visíveis. Qualquer pessoa põe uma imagem no Facebook que 90% das pessoas não viram. Não foi preciso vídeo-árbitro para ver a cabeçada do Zidane na final do Mundial 2006. Os árbitros têm dois olhos e a televisão tem milhares de olhos, além disso, o espectador do sofá tem uma visão privilegiada. Estamos no futebol das queixinhas uns contra os outros e isso está a tornar-se um hábito, finalizou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Parque Automóvel

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas