Marcelo Moretto sentiu várias vezes a pressão de um dérbi ou de um clássico ao serviço do Benfica. Para o antigo guardião das águias, não há melhores jogos que estes, embora deixe alguns conselhos aos atuais guarda-redes do clube da Luz.
Em vésperas do FC Porto-Benfica, Moretto fez a sua aposta para aquele que será o dono da baliza encarnada.
“Eu acredito que Rui Vitória vai continuar a apostar no Varela. Apesar de o Svilar ter feito bons jogos, contra o Manchester, acho que o treinador o vai preservar. Acho que tem de se ter muita calma, porque é um miúdo que terá um longa carreira pela frente e, com certeza, tem todas as caraterísticas para ser um dos grandes guarda-redes do futebol mundial. No Benfica é preciso ter cuidado para não se queimarem etapas. Os adeptos exigem muito e principalmente nesta posição de guarda-redes que, na minha opinião, é a mais cobrada no Benfica”, começou por dizer Moretto, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto.
No entanto, se tivesse de ser o próprio a escolher, Moretto referiu que teria dificuldades, uma vez que “não trabalha diariamente com os guarda-redes”. Ainda assim, deixa um conselho para quem jogar.
“Tem de entrar em campo e manter a própria identidade. Fazer um bom trabalho e preparar-se psicologicamente, porque críticas vão haver sempre, ainda para mais num clube como o Benfica. Todos podem falhar, mas se o guarda-redes falhar, vai ser o culpado. É aí que tem de se ter a tranquilidade de dar a volta por cima”, asseverou.
Relembrando os Clássicos em que participou, Moretto revelou que “gostava muito destes jogos. Principalmente quando era na casa do adversário”.
“Nossa… (suspiro) Jogar com o FC Porto, no Dragão, jogar com o Sporting, em Alvalade… Aquela pressão dos adeptos adversários, isso motivava-me muito”, lembrou.