Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

"O Benfica tem que encarar o dérbi como uma final"

Antigo jogador de Benfica e Sporting traça o perfil dos jogadores da sua posição e atribui uma margem de erro nula aos encarnados

"O Benfica tem que encarar o dérbi como uma final"
Notícias ao Minuto

08:37 - 03/01/18 por Fábio Aguiar

Desporto Luis Filipe

Fazendo jus à sua história dentro das quatro linhas, Luís Filipe antecipa o dérbi entre Benfica e Sporting com uma visão... lateral. Numa altura em que tanto se fala do futuro dos donos das extremidades da defesa encarnada - André Almeida cobiçado em Inglaterra, Douglas fora das contas, Grimaldo com um pé no Nápoles e Eliseu a despertar interesse na Turquia -, o ex-jogador considera que águias e leões estão bem servidos e que os problemas de Rui Vitória e Jorge Jesus certamente não passam por essas posições.

"O Douglas acabou por não corresponder às expectativas, mas isso acontece. Se todas as apostas fossem ganhas, era fácil. No início da época o André Almeida era visto como alternativa, mas a verdade é que tem respondido bem. Há dois anos fez praticamente todos os jogos e o Benfica foi campeão. Não sei se Grimaldo vai ou não ser vendido, mas percebe-se que se existirem propostas, estando só na luta pelo campeonato, é bem possível que isso aconteça. Já o Eliseu é um jogador que cumpre, tem experiência e é rotinado, pois já passou pelo futebol espanhol, que é muito competitivo. Pelo que tenho visto, nunca compromete", analisou o antigo lateral, em entrevista ao Desporto ao Minuto.

"Do lado do Sporting, o Piccini veio acrescentar qualidade, acho que é melhor que o Schelotto, e tem cumprido bem as suas tarefas. O Fábio Coentrão, pelas razões que sabemos, demorou um pouco mais a estabilizar-se, mas agora está a consegui-lo. Infelizmente, é um jogador com tendência para algumas lesões, mas tem estado muito bem", completou.

Olhando para o atual momento das duas equipas, Luis Filipe não tem dúvidas de que esta partida é essencial para os encarnados: "O Benfica tem que encarar este jogo com uma autêntica final, pois é a única prova em que está inserido e terá que apostar forte. Este é um jogo muito importante, onde a margem de erro é zero! As atenções não estão viradas para mais nenhuma competição e, portanto, não há desculpas. Se a pressão já era grande, agora é ainda maior, mas os jogadores têm que saber lidar com isso, caso contrário não estariam no Benfica. Penso que o maior problema foi a quebra de rendimento de alguns jogadores-chave e quando assim é reflete-se na equipa", sublinhou, antes de analisar o "bom momento" leonino: "O Sporting tem estado bem, joga um bom futebol e está confiante. Nota-se pelos resultados, mas isto no futebol muda de um dia para o outro. Vamos ter um excelente espetáculo."

Pelo bem do futebol português

Este dérbi da Segunda Circular surge numa altura em que o ambiente está ainda mais... escaldante. As constantes polémicas têm despertado um verdadeiro estado de guerra no futebol português e Luís Filipe não esconde a tristeza e a indignação pela deterioração desporto rei em Portugal. "Tudo isto só estraga o futebol e a imagem do futebol português lá fora. Se falar de futebol pagasse imposto, o Estado estaria rico. O futebol é a única atividade em que qualquer pessoa pode opinar. Eu não posso ir para as televisões falar de medicina, por exemplo, e no futebol passa-se exatamente o contrário. Qualquer pessoa pode falar, mal ou bem, e a verdade é que a grande maioria delas fala mal porque não tem conhecimento de causa. Claro que o futebol também se faz com essas pessoas, mas esses são os adeptos e os adeptos é para irem ao estádio e apoiar as suas equipas", atirou.

A finalizar, o antigo jogador, de 38 anos, deixou ainda um apelo para que possamos voltar a ter um futebol condizente com o estatuto e, sobretudo, com a qualidade que temos no nosso país. "Devemos discutir o jogo dentro das quatro linhas, os aspetos táticos, a qualidade dos jogadores... Enfim, tudo o resto faz-me muita confusão. Parece que vale tudo para ganhar e isso não é nada positivo. Como país campeão europeu que somos, só temos que tentar mudar isso".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório