Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Pecados imperdoáveis retiram 'oxigénio' aos canários

Estoril empata (1-1) em casa com o P. Ferreira e continua em zona aflitiva na luta pela manutenção.

Notícias ao Minuto

17:55 - 17/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto 27.ª jornada

Costuma dizer-se que o primeiro milho é para os pardais e a verdade é que este velo ditado não ficou muito longe o que se passou este sábado, no estádio António Coimbra da Mota, entre o Estoril e o P. Ferreira. Depois de um arranque feliz, a formação orientada por Ivo Vieira cedeu e acabou por somar mais um empate (1-1), mantendo a situação aflitiva na luta pela manutenção, enquanto os pacenses continuam a escalada na tabela.

A atravessar uma série negativa de cinco derrotas nas últimas cinco jornadas, o Estoril não poderia ter entrado melhor no encontro. Ainda alguns adeptos e sentavam nas bancadas e já o Bruno Gomes motivava a primeira explosão de alegria, apontando o golo mais rápido do campeonato até ao momento. Bastaram 19 segundos para o conjunto da Linha dar o pontapé de saída, Ewerton deixar para trás toda a defesa pacense e, já dentro da área, servir de bandeja o avançado brasileiro, que não perdeu a oportunidade de se estrear a marcar na Primeira Liga.

Uma vantagem precoce dos comandados de Ivo Vieira que serviu de mote para o domínio estorilista nos primeiros minutos. Aos 6' minutos, Eduardo cruzou no lado direito e Ewerton, desta vez no papel de concretizador, de cabeça, obrigou o guarda-redes Mário Felgueiras a aplicar-se. Pouco depois, deu-se o primeiro 'caso' do encontro. Numa disputa de bola, Dankler entrou com tudo, mas acabou pisado por Quiñones, que também abordou o lance de forma perigosa. Após consultar o VAR, o árbitro Hugo Miguel decidiu mostrar apenas o cartão amarelo ao lateral dos castores.

A partir daqui o P. Ferreira equilibrou o encontro, passou a ter mais bola e foi à procura do empate. A primeira ocasião chegou pela cabeça de Bruno Monteiro, mas o remate saiu fraco e à figura de Renan Ribeiro. Motivados pela vitória na última jornada na receção ao FC Porto, o conjunto de João Henriques apertou o cerco ao Estoril e até ao intervalo foi somando oportunidades flagrantes para restabelecer a igualdade.

Primeiro, Quiñones cabeceou à trave após um canto cobrado por Pedrinho e depois foi a vez de Bruno Moreia ficar a centímetros do golo, numa bela jogada ofensiva da equipa da Capital do Móvel. Já dentro dos últimos cinco minutos do primeiro tempo Renan Ribeiro foi posto à prova, mas respondeu da melhor forma. Solto de marcação, António Xavier tentou, de primeira, dar a melhor sequência a um passa fantástico de Rúben Micael, mas o guardião canarinho segurou a vantagem.

Se na primeira parte o Estoril entrou a todo o gás, na segunda voltou a fazê-lo, mas... com menos asserto. No primeiro ataque à baliza pacense, Bruno Gomes surgiu em boa posição, ofereceu o 2-0 a Eduardo, mas o brasileiro, de forma incrível, com a baliza totalmente à sua mercê, atirou ao lado. Erros que a alto nível se pagam (muito) caro...

Aos 55' minutos, o P. Ferreira confirmou esta teoria e na sequência de um canto cobrado por António Xavier, no lado direito, chegou ao empate, através de Miguel Vieira, que já tinha dado o triunfo aos castores na última jornada frente aos dragões. O central surgiu ao primeiro poste, antecipou-se ao opositor direto e com um desvio subtil relançou a partida, apontando o quarto golo no campeonato.

Com maior conforto no jogo, o P. Ferreira foi controlando as operações, ditando os ritmos da partida e deixando o Estoril longe da baliza de Mário Felgueiras. Até ao final, as duas equipas ainda tentaram chegar ao golo da vitória, mas o resultado não se alterou. Nota apenas para um lance que suscitou muitas dúvidas aos 89' minutos, onde Fernando Fonseca derruba António Xavier dentro da grande área, mas Hugo Miguel mandou seguir. 

Com este empate, o Estoril continua no último lugar do campeonato, com 22 pontos, e vê a situação cada vez mais complicada, enquanto o P. Ferreira dá continuidade ao bom momento e iguala o V. Setúbal e o Desp. Aves - só joga este domingo com o V. Guimarães - no 13.º lugar, com 25.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório