Foi banido em quase toda a Europa a partir de 1992 devido às ligações com doenças cancerígenas. O ‘snus’ (pronuncia-se ‘snooze’) é uma droga, contida no interior de uma bolsa, que se coloca entre o lábio superior e a gengiva e permite obter um reforço mental e físico no corpo humano
O Sportsmail fez uma grande reportagem a falar sobre esta droga que explodiu entre os futebolistas a atuar em Inglaterra.
Em alguns clubes, os jogadores encontrados com a posse de snus são multados em 10.000 libras (cerca de 11.500 euros). Alguns treinadores confessaram a este jornal que os jogadores pegavam as bolsas durante o decorrer das partidas.
Uma fonte revelou à mesma publicação que um jogador profissional, conhecido por ser um usuário pesado de snus, passou por um tratamento ao cancro da gengiva As bolsas de snus custam apenas 7,99 libras (cerca de nove euros) pela internet. Mas existem riscos para a saúde e também há dúvidas sobre se melhora o desempenho.
É ilegal vendê-lo em Inglaterra por um motivo. Um académico referiu ao Sportsmail que certas doses estimularam o estado de alerta. Está atualmente na lista de controlo da Agência Mundial Antidoping. Na sua autobiografia de 2016, o atacante do Leicester e da seleção inglesa, Jamie Vardy, admitiu ter recebido snus e alegou que alguns jogadores estavam usando durante as partidas.
No início deste mês, no King Power Stadium, em Leicester, o Sportsmail encontrou restos de snus no banco de reservas. Apesar da proibição da vendas de snus no Reino Unido, não é ilegal possuir ou usá-lo.
O Sportsmail dá conta que os snus verificaram um aumento na popularidade entre os jovens jogadores. Há cerca de 18 bolsas em cada lata, com um variado número de sabores, como hortelã. Cada bolsa contém 27,3mg de nicotina, comparativamente a 10mg de um cigarro.