Empréstimos a particulares para habitação e a empresas atenuam queda
Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação caíram 1,4% em março e os concedidos a sociedades não financeiras diminuíram 1,9%, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
© iStock
Economia Março
Os empréstimos às famílias com destino habitação fixaram-se em março nos 98,373 mil milhões de euros, enquanto os empréstimos às empresas totalizaram os 73,204 mil milhões de euros.
Em fevereiro, as taxas de variação anual (tva) daqueles empréstimos já tinham sido negativas (-1,6% e -2,5%, respetivamente).
As empresas privadas exportadoras apresentaram em março uma tva de 0,6%, mais 1,0 pontos percentuais do que no mês anterior.
Em março, o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras foi de 12,9%, representando uma redução mensal de 0,4 pontos percentuais, e a percentagem de devedores com crédito vencido foi de 24,7%, menos 0,4 pontos percentuais do que em fevereiro.
No que diz respeito aos empréstimos concedidos às famílias, em março as respetivas tva situaram-se em 0,2%, tendo sido "a primeira vez desde maio de 2011 que este indicador apresentou um valor positivo".
Segundo o BdP, as tva do crédito à habitação e do crédito ao consumo e outros fins aumentaram 0,2 e 0,5 pontos percentuais em relação a fevereiro, para -1,4% e 6,8%, respetivamente.
O rácio de crédito vencido e a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido decresceram 0,1 e 0,2 pontos percentuais, respetivamente, relativamente a fevereiro, fixando-se em 4,2% e 11,7% respetivamente.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com