O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgou, esta quarta-feira, o relatório do emprego relativo ao primeiro trimestre deste ano e deu conta de uma descida da taxa de desemprego em Portugal para 7,9%, o valor mais baixo desde 2008.
Nesta senda, o Notícias ao Minuto foi saber em que atividades económicas se concentram o maior número de trabalhadores. De acordo com dados do INE, o setor que mais emprega em Portugal é o das indústrias transformadoras.
Entre os setores que mais empregam, destaque ainda para o comércio grossista, retalhista e de reparação de veículos, o setor das atividades de saúde humana e apoio social, o da educação e a área do alojamento e restauração.
No total, estes setores representam mais de metade da população empregada, tendência que aliás já se verificou no ano passado.
Por outro lado, as atividades com menos trabalhadores são os das indústrias extrativas, da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e, ainda, o da captação tratamento e distribuição de água.