Endividamento do setor não financeiro situou-se em 719,7 mil milhões
Segundo o supervisor, a redução do endividamento do setor privado "materializou-se numa redução do financiamento externo às empresas".
© Global Imagens
Economia Março
O Banco de Portugal (BdP) divulgou, esta terça-feira, numa nota de informação estatística que o endividamento do setor não financeiro se situava em 719,7 mil milhões de euros em março.
De acordo com as estatísticas do BdP relativas ao endividamento do setor não financeiro em março de 2018, hoje divulgadas, do total de 719,7 mil milhões de euros, a maior fatia corresponde ao setor privado (401,6 mil milhões), pertencendo o restante ao público (318,1 mil milhões).
Em março de 2017, o montante total era de cerca de 713,9 mil milhões de euros.
Relativamente a fevereiro de 2018, o endividamento do setor não financeiro diminuiu 1,2 mil milhões de euros em março deste ano, após ter ascendido a 720,9 mil milhões de euros.
O BdP justifica que esta variação mensal se deve à "redução de 1,3 mil milhões de euros no endividamento do setor privado".
Por seu lado, neste período, "o endividamento do setor público registou um aumento de 0,1 mil milhões de euros", acréscimo que se traduz em mais "endividamento externo e junto das próprias administrações públicas", explica.
Este valor foi, contudo, "compensado pela redução do financiamento concedido pelo setor financeiro e pelas empresas", observa o BdP.
O banco central adianta que "a redução do endividamento do setor privado materializou-se numa redução do financiamento externo às empresas", isto ainda relativamente a março deste ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com