BCE discute na reunião da próxima semana futuro do programa de estímulos
O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) vai debater na reunião da próxima semana a data de finalização do seu programa de compra de ativos, anunciou hoje o economista-chefe da entidade monetária, Peter Praet.
© Reuters
Economia Governador
Numa intervenção num congresso em Berlim, Praet considerou evidente que a reunião de quinta-feira da próxima semana vai discutir o futuro do programa de compra de dívida.
O BCE compra, atualmente, 30 mil milhões de euros de dívida pública e privada e tem previsto continuar ao mesmo ritmo até ao final de setembro ou mais tarde, se necessário.
O mesmo dirigente do BCE disse confiar que será alcançado o objetivo de inflação (uma inflação ligeiramente abaixo de 2%) e disse que os sinais mais recentes apontam nesse sentido.
A inflação na zona euro ficou em maio em 1,9%, mas alguns economistas atribuíram esse efeito a fatores conjunturais, como a subida do preço do petróleo.
Num discurso também em Berlim, o presidente do Bundesbank (banco central alemão), Jens Weidmann, considerou hoje "plausível" que o programa de estímulos do BCE acabe antes do fim do ano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com