Fabricante da Indian Motorcycles planeia aumentar produção na Polónia
O fabricante da marca Indian Motorcycles disse na quarta-feira que planeia aumentar a produção na Polónia, após Donald Trump impor tarifas sobre o aço e alumínio, com a União Europeia a retaliar com tarifas sobre as motos.
© iStock
Economia Marca
Contudo, a empresa assegura que esta medida não irá reduzir empregos nas fábricas dos EUA.
No mês passado, a Polaris Industries, com sede em Minnesota, nos EUA, informou que estava a ponderar transferir a produção da marca Indian Motorcycles da sua fábrica no Spirit Lake, no noroeste de Iowa, para uma a Polónia, como forma de retaliação às tarifas impostas pelo presidente dos EUA.
Segundo a agência de notícias norte-americana AP, o diretor executivo da Polaris Industries, Scott Wine, disse hoje, durante uma conferência de imprensa, que o grosso da produção em Opole, na Polónia, para o próximo ano, vem sendo planeada "há algum tempo", acrescentando que evitar as tarifas seria um benefício adicional.
A fabricante americana que produz as icónicas Harley-Davidson anunciou no mês passado que estava a transferir a produção de motos vendidas na Europa de fábricas norte-americanas para instalações fora do país, devido às tarifas, provocando a ira de Trump.
Na rede social 'Twitter', o presidente dos EUA reagiu dizendo que qualquer mudança na produção da Harley-Davidson "será o começo do fim" e que "eles serão taxados como nunca".
A produção da Polaris, a marca indiana para os mercados dos EUA, permanecerá na fábrica de Iowa, disse a empresa.
Entretanto, na quarta-feira, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o norte-americano, Donald Trump, anunciaram um acordo, anulando um conflito comercial entre Washington e Bruxelas que já tinha motivado taxas alfandegárias punitivas mútuas.
Os EUA e a UE chegaram a um "acordo", indicou Juncker, enquanto Trump avançou que as duas partes queriam avançar para "zero taxas alfandegárias" nas suas trocas industriais, exceção feita ao setor automóvel
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com