Trégua comercial EUA-UE anima diretor-geral da OMC
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, manifestou-se hoje "animado" pela trégua comercial anunciada pelo Presidente dos EUA e o líder da Comissão Europeia para travar a guerra sobre tarifas alfandegárias.
© Reuters
Economia Genebra
"Sinto-me animado pela declaração conjunta dos Estados Unidos e da União Europeia divulgada ontem [quarta-feira] em Washington", assinalou o brasileiro em mensagem na rede social Twitter, que horas antes, em declarações aos 'media', tinha exortado Donald Trump e Jean-Claude Juncker a dialogarem e garantirem um acordo político para solucionar as tensões comerciais.
"A promessa destas duas importantes economias de negociar um comércio mais aberto para fomentar o crescimento económico e de trabalhar em conjunto para melhorar o funcionamento da nossa organização é uma boa notícia", sublinhou Roberto Azevedo.
O responsável máximo da OMC afirmou ainda estar preparado para este género de diálogos, e defendeu que as conversações políticas "são a melhor resposta para resolver as atuais tensões" entre os EUA e diversos dos seus parceiros, incluindo a UE.
Na quarta-feira, Trump e Juncker firmaram uma trégua que reduz as crescentes tensões comerciais dos últimos meses e que inclui o compromisso mútuo de avançarem em conjunto até uma situação de "zero tarifas".
Em termos gerais, o acordo estabelece que a UE importará mais soja dos EUA, assim como gás natural liquefeito para "diversificar" as suas fontes energéticas, e reduzirá algumas das tarifas de produtos industriais.
Foi ainda prevista a "resolução" da medida imposta por Trump que implica taxas alfandegárias de 25% para o aço e de 10% para o alumínio europeu, e que desencadearam a guerra comercial entre Bruxelas e Washington, apesar de não ter sido indicada uma data limite.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com