INE divulga hoje défice orçamental do 1.º semestre
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje o défice orçamental do primeiro semestre deste ano e a segunda notificação do défice de 2017.
© Global Imagens
Economia OE2018
No primeiro trimestre deste ano, o défice orçamental foi de 434,3 milhões de euros, o correspondente a 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB), inferior ao registado no mesmo período de 2017.
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou, no início deste mês, que o défice orçamental, em contabilidade nacional, que é o que interessa a Bruxelas, tenha atingido 1,6% do PIB no primeiro semestre, abaixo do registado no mesmo período do ano passado.
O maior contributo para a diminuição do défice, segundo a UTAO, vem das medidas de natureza temporária, depois de no primeiro semestre de 2017, ter havido a operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos. Por outro lado há a considerar a operação de recapitalização do Novo Banco, no segundo trimestre, no valor de 792 milhões de euros, através do Fundo de Recapitalização.
A UTAO considera, contudo, que "o resultado orçamental do primeiro semestre não coloca em risco o cumprimento do objetivo anual, atendendo a que o desvio desfavorável reflete, em grande medida, o efeito da operação de recapitalização do Novo Banco, embora existam riscos ascendentes em torno da execução orçamental na segunda metade do ano".
No Orçamento do Estado para 2018, o Governo apresentou uma estimativa de défice orçamental de 1% do PIB no conjunto deste ano. Já no Programa de Estabilidade 2018-2022, reviu a meta do défice para 0,7% do PIB para este ano, o que motivou críticas dos parceiros parlamentares.
Esta quinta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) reviu em baixa a estimativa do défice para 0,5% para 2018, inferior ao previsto pelo Governo.
Também hoje, o INE vai divulgar a segunda notificação do défice de 2017, confirmando ou revendo o valor conhecido em março.
Em 26 de março, o INE disse que o défice orçamental de 2017 ficou nos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas que teria sido de 0,9% sem esta operação.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com