Aproxima-se mais uma Black Friday - agendada para dia 23 de novembro - e é fácil "perder o fio à meada" no meio de tantas promoções. Para garantir que mantém o controlo do seu orçamento doméstico, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibilizou um comparador que permite consultar a evolução do preço de determinado produto nos últimos dias, de modo a perceber se é ou não uma boa altura para comprar.
A utilização da ferramenta é simples - de acordo com simples teste realizado pelo Notícias ao Minuto - basta para isso que digite o produto que quer pesquisar na caixa de 'pesquisa', neste link, ou inserir o url da página onde está inserido o artigo que quer comprar.
Depois, o resultado é apresentado através de um semáforo, com três cores e significados diferentes, "baseados no histórico de preços dos últimos sete e 30 dias", refere a associação.
- Verde - Significa que é uma boa compra e trata-se de um bom negócio "face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada";
- Amarelo - "Para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes";
- Vermelho - Significa que a compra é "desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo".